Orlando é conhecida por ser uma das cidades que é mais amiga dos carros em todo o mundo. Dirigir na terra de Mickey Mouse é fácil e prático! Ruas e estradas bem sinalizadas, trânsito civilizado, asfalto sem nenhum buraco, facilidade para alugar carro, tudo convida os viajantes a locarem um veículo em uma das diversas agências existentes para explorar cada canto da cidade.
No entanto, muitas pessoas acabam não alugando carro em Orlando, seja por não se sentirem seguras, por não saberem dirigir ou porque são menores de 25 anos (o que torna o aluguel de carro muito caro). Nesses casos, o táxi passa a ser, ao lado de eventuais shuttles que alguns hotéis oferecem, um importante meio de transporte em Orlando, já que não há um bom sistema de transporte público na cidade e as atrações ficam distantes umas das outras.
Para pegar táxi em Orlando, é necessário ligar para alguma companhia. Não é como em Nova York ou Buenos Aires, onde há diversos táxis passando na rua a todo instante.
Quando estive em Orlando em janeiro de 2011, testei algumas companhias de táxi que operam na cidade. O resultado vocês conferem abaixo:
Mears Transportation Group (telefone: 407-699-9999 e 407-422-2222):
- Simplesmente a maior companhia de transporte privado de Orlando. Opera tanto sob o nome Mears quanto sob os nomes Yellow Cab Company, Checkers Cab Company e City Cab Company.
- Distância percorrida: Do Orlando International Airport ao Radisson Lake Buena Vista e vice-versa ($45), do Hollywood Studios ao Radisson Lake Buena Vista (cerca de $15), e do Radisson Lake Buena Vista ao Wal-Mart da Apopka-Vineland Road (cerca de $12).
- Avaliação: Em todas as vezes, o taxista foi extremamente simpático e atencioso. No dia da volta ao aeroporto, o taxista estava no hotel antes mesmo da hora marcada (e ainda era o dia da final do Super Bowl!). Os táxis da Mears são os únicos autorizados a operar nos parques temáticos e nos maiores shoppings e outlets. Sendo assim, ao sair de algum parque ou shopping e encontrar vários táxis na porta, todos eles serão da Mears ou de uma de suas subsidiárias. Uma falha grave que ocorreu com essa companhia foi quando um dia, saindo do Mall at Millenia, perguntei a um taxista da Mears se ele podia me levar ao Super Target, que ficava perto dali. Ele se recusou a me levar e disse que não podia percorrer uma distância tão curta. No entanto, poucos dias depois, fui a pé do Radisson ao Walgreens. Antes de voltar, começou a chover. Liguei para a Yellow Cab Company (subsidiária da Mears), e eles logo me mandaram um táxi, que percorreu uma distância mínima do Walgreens até o hotel. O taxista do Mall at Millenia mentiu, portanto.
Platinum Transportation Group (telefone: 407-492-8888):
-Trata-se de uma companhia de táxis, mas que na verdade é composta por carros privativos (que não são amarelos e nem têm taxímetro), e também por micro-ônibus que realizam shuttles de alguns hotéis para os parques. Era esta companhia que servia o Radisson Lake Buena Vista.
- Distância percorrida: Do Radisson Lake Buena Vista ao Hollywood Studios ($30) e do mesmo hotel até Downtown Disney ($10).
- Avaliação: Uma péssima companhia de transportes. Os táxis demoravam uma eternidade para chegar. No dia do Hollywood Studios, foram 20 minutos de espera, enquanto os táxis da Mears demoravam no máximo 10 minutos para chegar. Além disso, os táxis da Platinum não podem entrar de graça nos estacionamentos dos parques. Foi por isso que a corrida para o Hollywood Studios saiu tão cara: além da corrida normal, que sairia cerca de $15, ainda tive que pagar o estacionamento. O mais irritante é que não fui informado sobre isso antes de chegarmos ao parque. Com relação aos shuttles, a Platinum também mostrou ser uma empresa desorganizada, como vocês podem conferir neste tópico: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=159&t=488" onclick="window.open(this.href);return false;.
Almonte Transportation (telefone: 407-414-3882):
- Trata-se de uma pequena frota de táxis que opera em alguns pontos da cidade de Orlando.
- Distância percorrida: Do Walmart da Apopka-Vineland Road ao Radisson Lake Buena Vista (cerca de $12).
- Avaliação: O táxi estava de plantão no estacionamento do hipermercado. O motorista, panamenho, era bastante simpático, e queria combinar de me levar ao parque em que planejava ir no dia seguinte. No entanto, ao final da conversa, ele me disse que teria que me deixar fora do estacionamento do parque, caso contrário teria que pagar $15 a mais, pois seu táxi não é isento de pagar estacionamento nos parques. Desisti de chamá-lo novamente por causa disso.
Zair (telefone: 813-260-0033):
- Taxista marroquino que trabalhava por conta própria.
- Distância percorrida: De Downtown Disney ao Radisson Lake Buena Vista (cerca de $10).
- Avaliação: O simpático motorista, que adorava falar sobre futebol, errou o caminho para o hotel. Como ele acabou andando mais do que o necessário, reduziu o valor da corrida, que havia dado $15, para apenas $10.
Conclusão: O carro alugado continua sendo o meio de transporte ideal em Orlando. No entanto, quem não dispuser de um veículo próprio, poderá contar com os serviços das companhias de táxis para se locomover pela cidade. Dentre as companhias testadas, a melhor foi a Mears e suas subsidiárias, devido à ampla gama de táxis da empresa espalhados pela cidade e também ao fato de que apenas seus táxis podem entrar nos parques sem ter de pagar estacionamento.
E você, já andou de táxi em Orlando? Achou barato ou caro? Conte para nós a sua experiência!