
Amsterdã é uma cidade alegre, vibrante, bonita e repleta de atrações. Os inúmeros canais são uma marca registrada da cidade e tornam qualquer passeio uma incrível viagem por recantos charmosos e aconchegantes. Exatamente por isso, a cada ano mais e mais brasileiros vão até lá conhecer um pouco deste maravilhoso destino.
Quem chega à Holanda de avião desembarcará no Aeroporto Schiphol, que fica a apenas 20 quilômetros do centro de Amsterdã. São várias opções para você chegar ao seu hotel, sendo que algumas irão depender de quanto você quer pagar e outras da localização de onde você ficará:
As opções são:
- Táxi;
- Ônibus;
- Trem;
- Traslado.
Táxi
Optando pelo táxi você terá a comodidade de chegar rapidamente na porta do seu hotel. Após um longo voo poder simplesmente relaxar no banco de trás, sem qualquer preocupação, é sempre muito bom. O grande problema é que o táxi custará em torno de 50 euros, o que não é nada barato ao convertermos.
O ponto de táxi está localizado logo na saída do aeroporto. Os veículos são luxuosos, espaçosos e os motoristas são muito discretos e educados. Vários modelos são Mercedes-Benz. Apesar do preço, esta é a forma mais confortável de se chegar na cidade. O tempo de viagem é de aproximadamente 25 minutos.
Ônibus
A principal linha de ônibus que vai até Amsterdã é a 197. Dentre outros lugares, ela passa pela Museumplein e Leidseplein. No lado externo do aeroporto está localizado um pequeno terminal onde param diversos ônibus. O ponto do 197, o B9, é na parte central e tem uma televisão com os horários de partida. Quando utilizamos, a passagem custou 5 euros e foi comprada antecipadamente em um pequeno quiosque ao lado do ponto.
A viagem dura em torno de 1 hora e o ônibus pode ficar bem cheio em determinados horários, o que pode ser um problema para quem está com muitas malas. Para decidir entre o ônibus e o trem, veja onde está o seu hotel e confirme se o ônibus passa nas redondezas. Se passar, vá de ônibus. Caso contrário, opte pelo trem, que é mais rápido e maior.
Trem
Os trens chegam até a Centraal Station em aproximadamente 15 minutos. Ele é rápido e prático. No aeroporto as plataformas estão localizadas no subsolo, com acesso pelo saguão principal. Chegando lá basta procurar por uma máquina de venda, na cor amarela, que oferece opção em inglês. A passagem custa 5 euros. Pagando um pouco mais é possível adquirir em um guichê, também amarelo, em que você será atendido por um funcionário.
Em seguida procure a plataforma nos painéis. Na dúvida solicite informações a algum policial ou funcionário do aeroporto. Você deve descer na Centraal Station, último ponto, e de lá pegar um táxi ou bonde até o seu hotel.
Traslado
Uma outra alternativa são as vans compartilhadas. O custo é em torno de 17 euros só ida ou 27 euros ida e volta entre o aeroporto e diversos hotéis na cidade. O agendamento pode ser feito pelo site ou então você pode comprar diretamente na Amsterdam Shuttle Desk dentro do aeroporto. As vans saem da plataforma A7 a cada 30 minutos. O retorno é feito no horário agendado. Para uma pessoa pode até ser interessante, mas a partir de 2 ou 3, já se deve considerar um táxi.
Boa viagem!
Texto e fotos: Hugo Medeiros.
E você, conhece Amsterdã? Qual transporte usou para ir ao seu hotel? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!