5 cidades pouco óbvias que você precisa conhecer em Santa Catarina

Troca de informações sobre destinos em Santa Catarina.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Out 11, 2019 8:29 am
Imagem

Florianópolis, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú... essas cidades todas você já ouviu falar. A missão do Falando de Viagem aqui é te apresentar cidades de Santa Catarina que você provavelmente não conhece, para que a sua viagem pelo estado possa ter um roteiro menos óbvio. Apesar de estas cidades serem pequeninas, elas foram escolhidas porque guardam grandes tesouros. Santa Catarina é um estado relativamente pequeno, o que o torna ideal para fazer viagens de carro com multidestinos que podem combinar cidades de serra com praia.

1) Urussanga

A cidade de Urussanga é conhecida pelo cultivo das raras Uvas Goethe, que dão origem a vinhos brancos estruturados, frescos e com um sabor muito característico. É um destino muito focado no enoturismo, que prova que não é preciso ir para o exterior para visitar vinícolas com ótima estrutura e degustar rótulos exclusivos. As temperaturas mais baixas da serra catarinense tornam a cidade ainda mais atrativa para casais apaixonados.

Leia também:
- O que fazer em Urussanga, Santa Catarina | 4 passeios imperdíveis
- 5 motivos para visitar as vinícolas da Serra Catarinense e de Urussanga | Santa Catarina

2) Nova Veneza

Como o nome sugere, a cidade serrana de Nova Veneza foi uma colônia italiana - mas não qualquer uma e sim a principal durante o Brasil República. Até hoje, a cidade mantém esta herança viva. É possível observar as referências à Itália em todos os aspectos culturais: arquitetura, culinária, atrações e até nos dialetos, ainda falados pelas gerações mais antigas. A principal atração da cidade é a Gôndola Lucille. Trata-se uma gôndola original de Veneza presenteada à cidade catarinense pelo governo italiano. Só existem quatro delas no mundo e a da pequena Nova Veneza é a única da América Latina.

Leia também: 3 motivos para incluir Nova Veneza no seu roteiro de viagem por Santa Catarina

3) Lauro Müller

A Serra do Rio Rastro é conhecida mundialmente por ser considerada uma das estradas mais deslumbrantes do planeta. São apenas 12 quilômetros com 284 curvas e o pico mais alto tem 1.421 metros de altura. O cartão-postal catarinense pertence ao município Lauro Müller. O mais interessante é que pegar esta estrada é um passeio, e não necessariamente um meio de chegar a um ponto a outro. Como são apenas 12 quilômetros, grande parte dos turistas faz o percurso de subir a Serra do Rio Rastro, visitar o mirante localizado no ponto mais alto, e depois descer para concluir a experiência. Além da famosa estrada, outra visita imperdível em Lauro Müller é conhecer a fábrica da Lohn Bier e degustar os rótulos da cerveja artesanal mais premiada do Brasil.

4) Laguna

Chegando à parte da costa catarinense do seu roteiro, Laguna é uma parada obrigatória. A cidade é duplamente atrativa: pela natureza e pela importância histórica. O primeiro motivo não se dá apenas pelos visuais praianos e sim porque a cidade é conhecida como Capital Nacional dos Botos Pescadores. Lá, é possível apreciar aproximadamente 50 golfinhos vivendo de forma totalmente livre e selvagem no Canal da Barra. Em Laguna, o show é natural com a cooperação dos botos com os pescadores locais. Confira o vídeo que gravamos deste momento lindo clicando aqui. Já o motivo histórico se dá pela trajetória de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos que nasceu em Laguna. Há uma estátua dedicada à revolucionária e um museu, que foi reaberto em agosto deste ano após reformas. Você pode ver mais sobre o museu clicando aqui.

5) Imbituba

Enquanto Jurerê Internacional é o paraíso dos turistas, a Praia do Rosa é o segredo dos locais. Apesar de ambos serem destinos de praia, as propostas são totalmente diferentes e até opostas. Enquanto Jurerê é palco de festas e ostentação, o Rosa, na cidade de Imbituba, oferece relaxamento e luxo na simplicidade. O destino é muito procurado por sufistas, grupos de amigos e famílias. Na época da Rota da Baleia Franca, Imbituba também é um dos principais locais de observação das gigantes dos mares.

Leia também: 8 vinícolas imperdíveis em Santa Catarina

Como ir para Santa Catarina

Você pode voar direto de algumas cidades brasileiras até Florianópolis com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. De qualquer outro destino operado pela empresa é possível viajar com apenas uma escala. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para você ter a liberdade de escolher os melhores horários. Dentro do avião, para o tempo passar mais rápido, você pode usar a internet, o entretenimento individual com vários filmes ou assistir televisão ao vivo.

A GOL tem voos diretos de: São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão) e Chapecó.

Boa viagem!

Texto e foto: Manoela Caldas.

O Falando de Viagem viajou para Santa Catarina a convite do Sebrae Santa Catarina.

E você, conhece Santa Catarina? Já visitou alguma dessas cidades? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Out 11, 2019 9:32 am
Dessas eu só conheço Urussanga e Imbituba e realmente valem a pena.

Preciso voltar em SC para explorar as outras.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Sex Out 11, 2019 9:40 am
Não conheço nada de Santa Catarina. Ótimas dicas.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Out 11, 2019 9:49 am
Imbituba eu conheço e amooo. As outras nunca ouvi falar. Deu vontade de conhecer.

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Out 11, 2019 6:31 pm
Fiquei impressionada com o quanto Santa Catarina é um ótimo estado para uma roadtrip.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Out 14, 2019 9:21 am
Muito legal essa matéria.

Moro no Paraná mas considero Santa Catarina o melhor estado do Sul do país. Possuí as estradas cênicas mais bonitas, culinária diversificada excelente e barata (come-se muito bem no interior por preços bem justos), muita natureza e muitas praias lindas.

O Vale Europeu, da região de Pomerode até a desconhecida Doutor Pedrinho é um roteiro muito utilizado por ciclistas, com várias cachoeiras, estradas cênicas, ótimos restaurantes. Eu visito muito a região de moto, vou me organizar para preparar uma matéria para o Falando de Viagem mostrando um pouco mais.

Adriana Mensagens: 2231
Seg Out 28, 2019 12:40 pm
Com exceção de Nova Veneza, conheço as outras, realmente lindas.





Booking.com

Voltar para “Santa Catarina”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio