Klein Curaçao é uma pequena ilha, situada aproximadamente 25 km ao sudeste de Curaçao. É uma ilha árida, com pouco menos de 2km² de extensão e totalmente inabitada. Quando decidi ir a Curaçao, após pesquisar bastante, decidi que iria conhecer essa ilha por dois motivos: O primeiro é a praia paradisíaca com as águas mais impressionantes de Curaçao. E segundo porque a ilha é um santuário das tartarugas marinhas. Fazendo snorkel a poucos metros da praia, já é possível visualizar várias tartarugas de todos os tamanhos se alimentando das algas. Encontramos desde tartarugas bem pequenas até as maiores, nadando livremente sem se importar com nossa presença.
O passeio: Existem algumas operadoras locais que fazem o passeio para Klein Curaçao, no dia em que visitamos a ilha, existiam três barcos de operadoras ancorados por lá. Todas funcionam basicamente no mesmo esquema: Você paga o valor do passeio que vem incluso alimentação, transporte, equipamento para snorkel, cadeiras de praia e sombra. No meu caso, fiz o passeio com a Miss Ann Boat Trips, fiz a reserva por e-mail e o valor do passeio ficou em U$ 98,00. O barco sai de Curaçao as 7:00 em ponto, na Marina de Jan Sofat (Spanish Waters). Aí vem a pior parte da viagem, a travessia. É 1 hora em mar aberto, balançando muito. Presenciei pelo menos 3 pessoas passando mal. Chegando a ilha é servido um café da manhã até que razoável, com pão, queijo, manteiga, frutas, sucos e café. Após o café é montada a estrutura na praia com cadeiras e guarda-sol. As 13:00 horas em ponto é servido o almoço bem simples, mas saboroso (bebidas não alcoólicas a vontade durante todo o dia). As 14:00 sai um passeio para snorkel guiado pela equipe da operadora. As 16:00, todos a bordo, voltando a Curaçao. A travessia da volta é bem mais tranquila, balança menos e dura aproximadamente 45 minutos. Observar os Flying-Fish no caminho de volta é um espetáculo a parte.
Vamos as fotos:
Chegando em Klein Curaçao

A ilha árida e inabitada

A praia paradisíaca

As tartarugas

Adeus Klein Curaçao

Dica: Apesar do serviço da Miss Ann Boat Trips ter sido satisfatório, observei que a estrutura da operadora Mermaid era muito melhor, com melhores instalações, locais para refeição e melhor localização na ilha, além de promover esportes aquáticos pros clientes (banana boat e wind surf). Na próxima vez irei pesquisar se compensa o custo x benefício.
Mico: Não sei o motivo, mas no dia em que eu fui nesse passeio, tinham 40 pessoas no meu barco, TODOS HOLANDESES. Resultado: O capitão e a tripulação só falavam holandês o tempo todo, tanto para dar instruções para as pessoas, quanto no bate papo entre eles. Ou seja, me senti um peixe fora d'água nesse aspecto. Demorou para eles se tocarem que haviam 2 pessoas que não falavam holandês no barco (eu e minha esposa), aí então eles passaram a dar a instruções para todos em holandês e depois vinham falar conosco em inglês