A Caixa Econômica Federal, mais conhecida como Caixa, é uma instituição financeira do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio, autonomia administrativa com sede em Brasília e com filiais em todo o território nacional.
O banco não é visto com bons olhos pelo público de alta renda, porque não há segmentação, então todos são atendidos da mesma forma. Como nos segmentos de alta renda o atendimento é mais diferenciado e exclusivo a diferença é grande. Há uma segmentação interna, que é diferente de um Select ou Prime, para diferenciar os clientes de alta renda que tem conta no banco.
Um dos motivos para ter um relacionamento com o banco diz respeito aos cartões de crédito, pois o banco oferece opções das duas principais bandeiras, para quem está iniciando a sua vida financeira ou para quem tem alta renda. Antigamente, o banco se destacava pela ótima cotação do dólar, mas atualmente isso não acontece mais, então não vale pedir um cartão apenas pensando nas compras no exterior.
A solicitação, infelizmente, só é possível pessoalmente, em qualquer agência bancária. Esse é um dos motivos que afasta novos clientes. Fizemos algumas perguntas para uma gerente da Caixa esclarecer.
Preciso abrir uma conta para solicitar o cartão?
Não.
Quais documentos preciso levar?
RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (holerite ou se for autônomo IRPF + 3 meses de extrato bancário + fatura de cartão).
Quais maneiras posso comprovar renda?
Holerite ou movimentação em conta.
A aprovação é realizada na hora?
Demora uns 2 ou 3 dias no máximo.
Como é calculado o meu limite de crédito?
É um sistema de risco que calcula, mas um cliente que é correntista chega em 2 vezes a renda. Se ele tiver boa movimentação e aplicação pode aumentar bem mais.
Como posso aumentar meu limite de crédito?
Usando o cartão para elevar seu score ou levando documentação de renda atualizada em uma agência da Caixa. O banco faz aumento de limite de tempos em tempos para os clientes pontuais e com boa utilização.
É possível negociar a anuidade no primeiro ano? E no demais anos?
As campanhas de isenção são sazonais e mudam, por isso quando for fazer, consulte a agência. Em agosto de 2014 a campanha de isenção está para os funcionários públicos federais, estaduais, municipais, aposentados INSS e aqueles que optarem por receber salário na Caixa. Já nos demais anos, tudo depende da sua habilidade com os atendentes e do volume gastos ao longo do ano.
Como posso pedir um upgrade? Quais são os critérios?
O upgrade depende da renda cadastrada no sistema e do limite do seu cartão. Se você tiver um Platinum com 15 mil de limite e não tiver renda de 15 mil tem a chance do upgrade para o Black/Infinite. Sem nenhum dos dois é mais difícil, porém não impossível. Do Gold para o Platinum é bem mais fácil.
Vale a pena ter um cartão de crédito da Caixa?
O banco não tem boa atendimento. Além disto, no passado, houve graves crises com a clonagem de cartões de crédito. Os cartões não se destacam como os melhores do mercado, mas pode ser interessante para determinados perfis de clientes. Como há muitas opções atualmente, achamos mais válido tentar outros locais, como, por exemplo, a Porto Seguro, o Itaú e o Bradesco.
E você, tem cartão de crédito da Caixa? Como foi a solicitação? Está satisfeito? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!