
Passageiro desembarca com máscara do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Fábio Tito/G1.
O uso de máscaras de proteção, muito usadas pelos asiáticos antes da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), poderá se tornar uma constante em 2020 e 2021. As máscaras ajudam quem está contaminado e não sabe - assintomático - assim como ajuda quem está saudável a não se contaminar.
Oficialmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica as máscaras apenas para profissionais da saúde, para quem está contaminado ou familiares cuidando de doentes. Há receio de que falta máscaras profissionais, devido à alta demanda no mundo inteiro. Por causa disso, máscaras caseiras, feitas com pelo menos duas camadas de tecido, têm sido a alternativa encontrada pelos brasileiros para ter maior proteção.
Leia também: Pesquisa revela as expectativas dos brasileiros para viagens após a pandemia do coronavírus
Apesar das fronteiras fechadas em muitos países, muita gente ainda precisa viajar, e nesse momento é preciso atenção especial, principalmente nos aeroportos, onde é grande o fluxo de pessoas e você pode encontrar viajantes do mundo inteiro.
Máscaras nos aviões: é necessário?
Neste momento, achamos que toda proteção extra é bem-vinda. E aqui vale um alerta: não apenas no avião, mas no trajeto de casa para o aeroporto e dentro do aeroporto também. As aeronaves estão sendo higienizadas antes de cada voo, mas ainda assim achamos válido o uso da máscara.
Inclusive, se você precisa viajar, aqui vale uma dica importante: esqueça aquela recomendação de chegar 2, 3 ou até 4 horas no aeroporto antes do seu voo. Se programe para chegar em um horário que dê tempo para realizar os procedimentos, para evitar ficar à toa exposto. Como o fluxo de passageiros é pequeno, dificilmente você encontrará filas, e muitas companhias aéreas permitem que você realize o check-in on-line.
Muitas salas VIP nos aeroportos estão fechadas, para evita aglomerações, e algumas companhias aéreas suspenderam o serviço de bordo. Recomendamos se alimentar bem antes de sair de casa e levar alguns alimentos e bebidas para consumir no aeroporto ou dentro da aeronave.
Leia também: 10 hábitos de higiene que você deve ter em qualquer viagem, independente de pandemias
A Emirates Airline, que chegou a paralisar todos os seus voos, está retomando várias rotas e recomenda o uso das máscaras:
Qual a eficácia da máscara?Os passageiros devem respeitar as regras de distanciamento social durante o voo e usar suas próprias máscaras no aeroporto e a bordo da aeronave.
As máscaras de pano devem ser trocadas a cada duas horas ou até em intervalo menor de tempo, caso você sinta que estão úmidas. Por isso, você precisa calcular o tempo total de deslocamento, e levar o número de máscaras adequadas. É importante que você tenha um local limpo e seguro para guardar as máscaras que serão usadas e outro para guardar com segurança as máscaras que já foram usadas.
Ao chegar ao seu destino final, coloque as máscaras imediatamente para lavar. Água e sabão matam o vírus. Por precaução, passe ferro após a secagem, pois o calor também mata o vírus. Lembre-se: segurança nunca é demais.
Como colocar a máscara?
Esse processo é muito importante:
- Lave bem as mãos com água e sabão. Se não for possível, use álcool em gel 70%;
- Coloque a máscara, de forma com que cubra bem a boca e o nariz;
- Prenda bem a máscara atrás das orelhas.
Leia também: Coronavírus não foi a primeira e nem será a última | Conheça as 10 maiores epidemias da história
Antes de retirar a máscara, sempre faça a higienização das mãos.
Preciso mexer na máscara: como faço?
Você precisa se controlar para não tomar na máscara, pois a sua mão pode estar contaminada. Por isso, antes de qualquer toque, faça a higienização novamente das mãos. Nunca retire a sua máscara e coloque em contato com outras partes do corpo, como cabeça ou pescoço, pois essas partes poderão estar contaminadas e ao recolocar a máscara você poderá contrair o vírus.
Onde compras máscaras de tecido?
Muitos locais vendem as máscaras e o ideal é dar preferência para um comerciante local perto de você, evitando assim o gasto com frete e a lentidão dos Correios. Lembre-se de prestigiar comerciantes locais, que precisam mais do que nunca da nossa ajuda para não fecharem e não haver mais demissões.
Fique em casa
Se você pode, fique em casa. Essa é a melhor maneira de acabarmos com a pandemia. Se você precisa se deslocar, seja andando, de carro ou de avião, use sempre uma máscara.
E você, está usando máscaras de proteção no dia a dia? E durante as viagens essenciais? Conte para nós a sua experiência!