
O belíssimo interior do Palácio de Versalhes.
Paris é uma das mais incríveis cidades do mundo e na sua primeira visita merece no mínimo 7 dias exclusivos. Da segunda vez em diante, pelo menos 5 dias não são exagero. O ideal é realizar um roteiro de viagem apenas para a França, pois além de sua capital há outros destinos incríveis, como Marselha, Beaune, Bordeaux, Riviera Francesa, Estrasburgo e Annecy.
Caso você vá apenas a Paris, mas queira conhecer outros destinos, é possível fazer um bate e volta de carro, trem ou contratando um receptivo local. Não recomendamos o avião, pois perde-se muito tempo com os trâmites burocráticos nos aeroportos.
A Clau Gazel, uma excelente guia brasileira de viagem de Paris, nos enviou dicas de locais para onde você pode ir cedo, curtir o dia inteiro, e voltar à noite. Por ser uma guia oficial, ela pode inclusive guiar os brasileiros pelos museus, dando uma aula interessante de história, sempre cheia de curiosidades.
1) Palácio de Versalhes
Inscrito há 30 anos no patrimônio mundial da humanidade, o Palácio de Versalhes constitui uma das mais belas realizações da arte francesa no século 17. O antigo pavilhão de caças de Luis XIII foi transformado e expandido por seu filho, Luis XIV, que ali instalou sua corte e o governo da França em 1682. Até a revolução francesa, os reis nele se sucederam, embelezando o palácio, cada um a seu gosto. Em sua Galeria dos Espelhos foi assinado o Tratado de Versalhes, que deu fim à Primeira Guerra Mundial.
Distante apenas 20 quilômetros do centro da cidade ele pode ser alcançado por carro em pouco menos de meia hora. Outra opção mais indicada é utilizar o RER, o sistema de trens metropolitanos de Paris, usando a Linha C (Versalhes Rive Gauche). O trajeto é bem simples e chegando à estação basta caminhar 10 minutos para chegar ao palácio, em um agradável passeio.
2) Châtres
Localizada a 90 quilômetros de Paris, no coração da Beauce, a cidade de Châtres destaca-se graças a duas imponentes torres pontiagudas, decoradas com flechas. Trata-se da esplêndida Catedral de Nossa Senhora de Châtres. Inscrita no patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, em 1979, a Catedral de Châtres é uma pura representação do estilo gótico. Construída no século XIII, segundo as técnicas da arquitetura romana, testemunha uma forte relação entre o estilo romano e gótico. Depois da visita à catedral, você poderá conhecer a cidade fundada pelos gauleses e fortificada na idade média.
A distância pode ser percorrida de carro, através das autopistas A10 e A11, em cerca de uma 1:15 ou em pouco mais de 2 horas com os trens que partem da estação de Montparnasse.
Confira no site da SNCF os valores e horários.
3) Chantilly
O Castelo de Chantilly está localizado em um vasto domínio florestal de 7.800 hectares nos arredores de Paris. Os Montmorencys, proprietários do domínio até 1632, construíram um castelo medieval, reabilitado posteriormente em um estilo de inspiração renascentista. Desde a idade média, o Domínio de Chantilly pertenceu a grandes famílias de príncipes da França. Hoje em dia, essa ilustre herança reforça o renome de tão importante testemunho do patrimônio francês. Em seus domínios se encontra localizado o famoso Museu Condé.
Para chegar ao local você pode optar pelo carro, em um percurso que dura aproximadamente 50 minutos por 42 quilômetros. Outra opção é pegar um dos trens que parte da Gare du Nord em um percurso de cerca de 30 minutos até a estação Gare de Chantilly-Gouvieux. De lá será preciso pegar um táxi até o destino ou caminhar por cerca de 20 minutos.
Confira no site da SNCF os valores e horários.
4) Monte Saint-Michel
É um dos maiores cartões-postais da França Esse incrível destino está localizado na Normandia. Esta ilhota rochosa, de cerca de um quilômetro de circunferência, eleva-se a 80 metros de altura e é ligada ao continente por um dique insubmersível construído em 1879. Durante os períodos da maré alta, duas vezes por mês, o espetáculo das águas é admirável. Quando a água sobe, o lugar se torna uma ilha e, quando está baixa, é ligado ao continente. Um dos momentos fortes deste passeio é a visita da Abadia do Monte Saint-Michel, importante lugar de espiritualidade e de peregrinação, do século VIII ao século XVIII.
É possível ir de carro, mas o trajeto é longo e cansativo para se levar em conta ida e volta. São quase 4 horas de viagem em cada sentido para vencer os 350 quilômetros de distância. Caso opte pelo trem, a rota mais recomendável é pegando um TGV, o trem de alta velocidade, na estação de Montparnasse até a cidade de Rennes, em um trajeto de pouco mais de duas horas. De lá será necessário mais uma hora de ônibus.
Confira no site da SNCF os valores e horários.
5) Vale do Loire
É uma das maiores concentrações de castelos da França! O Vale do Loire é um destino impossível de ser conhecido em um único dia, mas você pode visitar os principais pontos turísticos da região, como os castelos de Chenonceau, Amboise e Chambord. Berço de maravilhas arquiteturais da renascença, local de residência de Leonardo da Vinci, a beleza tranquila das margens do Loire certamente o encantará.
O percurso até Chambord leva cerca de 2 horas de carro, pois são pouco mais de 180 quilômetros. Nesse caso, o transporte público não é recomendado, pois o deslocamento entre um castelo e outro requer uma logística complicada.
6) Bruges
Vale a pena um bate e volta de Paris até a Bélgica? Quem conhece a linda Bruges sabe muito bem que vale. Conhecida como "A Veneza do Norte" devido aos belos canais, a cidade encanta seus visitantes sendo uma das joias do interior da Europa. Cidade de forte herança medieval, construída em meados de 875, ao longo do Rio Zwin, Bruges tornou-se, com o tempo, importante praça do comércio europeu e plataforma financeira.
De carro será cansativo vencer os 300 quilômetros em cada sentido pela autopista A1. Uma alternativa é pegar um Thalys, um trem de alta velocidade, até Bruxelas e de lá um trem regional até Bruges. O percurso total é de cerca de 3 horas já levando em conta a conexão.
Confira no site da SNCF os valores e horários.
Grupo de WhatsApp sobre a França
A França é incrível e encanta os brasileiros há gerações. A verdade é que o país oferece muito mais do que apenas as cidades mais conhecidas, como a lendária Paris, e você pode realizar uma viagem pelo destino de avião, carro ou trem.
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e fotos em nosso grupo do WhatsApp. Esse é um grupo pago, mas é extremamente barato e se paga completamente com as informações e descontos que você irá receber.
Ao entrar no grupo você vai receber:
- PDF com dicas do Falando de Viagem e Revista Viajar pelo Mundo;
- Informações sobre as exigências para viajar para a França;
- Informações sobre as melhores rotas de avião para chegar até lá.
Você terá acesso direto ao time do Falando de Viagem e da Revista Viajar pelo Mundo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem.
Preço: R$ 10,00 por mês. O pagamento é mensal e não há carência. Você pode pagar via cartão de crédito ou Pix.
Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/France
Boa viagem!
Texto e foto: Fabio Macedo.
E você, conhece Paris? Fez algum bate e volta? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!