
Roma é a encantadora capital da Itália e a principal porta de entrada do país. Um destino espetacular, com excelentes hotéis, restaurantes, shoppings, parques e muita cultura.
Seu aeroporto se chama oficialmente Aeroporto Internacional Fiumicino-Leonardo da Vinci, mas geralmente é chamado por Fiumicino. Sua sigla é FCO.
Caso você esteja vindo do Brasil em um voo direto da Alitalia ou de algum país que não faça parte do Tratado de Schengen irá desembarcar em sua área internacional.
O aeroporto encontrava-se em obras em junho de 2015. Como um novo terminal está sendo construído as obras ainda irão durar bastante tempo. Justamente devido a essas obras todo o procedimento de imigração e alfândega sofreu modificações e está um pouco confuso, por isso é bom prestar atenção redobrada.
Ao sair do avião é preciso pegar um trem interno até o setor de imigração. Esse trem passa a cada 2 minutos aproximadamente. Não há indicação clara de onde descer, por isso preste atenção e desça logo na primeira parada.
Em seguida suba as escadas e novamente fique atento diante de outra possível fonte de confusão já que não existem placas claras indicando. Se você for ficar em Roma, desça as escadas à sua direita. Nesse caso tome a fila da imigração e logo após recolha sua bagagem na esteira designada no painel onde estará indicado seu voo. Após isso passe pela alfândega e procure sua locadora, táxi, ônibus ou o trem para Roma.
Caso vá fazer conexão para qualquer outro lugar entre na fila à sua esquerda para passar novamente pela segurança.
Após o raio-x, policiais verificam todos os cartões de embarque indicando a direção a seguir. Fique atento novamente, pois não existem placas e sim apenas a orientação verbal dos policiais.
Se sua conexão é para um destino dentro da área do Tratado de Schengen pegue a fila à esquerda, onde ficam os oficiais de imigração. O local onde a imigração das conexões está sendo feita durante as obras é pequeno, apertado e com pouquíssimos agentes. Como a fila estava enorme não havia tempo para fazer absolutamente nenhuma pergunta. Apenas se verificava a validade do passaporte, carimbava-se o mesmo e pediam que saíssemos logo para que a fila andasse. Após isso somos outra vez orientados verbalmente a descer as escadas para pegar um ônibus para o terminal onde as conexões são feitas.
Para aqueles que fazem conexões para destinos fora da área do Tratado de Schengen é mais simples. Não há necessidade de passar pela fila da imigração e nem pegar outro ônibus, já que aquele já é o terminal internacional. Basta ir pela direita e procurar seu portão de embarque.
Como já foi dito, o local encontra passando por profundas reformas e a circulação está bem confusa. Fique bem atento para não se perder!
Texto: Fabio Macedo.
E você, conhece o Aeroporto de Roma? Passou lá recentemente? Como foi sua imigração? Conte para nós a sua experiência!
Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura
Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST
Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosWA