
Bonito é uma pequena cidade no interior do estado do Mato Grosso do Sul. Para quem adora estar em contato íntimo com a natureza, vendo animais extremamente próximos e deslumbrar de belíssimos visuais, este é o local certo! Bem estruturada, a cidade apesar de pequena, oferece aos visitantes um ambiente bem decorado e bastante agradável.
Existe uma preocupação muito grande com a preservação ambiental, então todos os lugares onde ocorrem os passeios são extremamente bem preservados e com limites diários de pessoas para visitação, garantindo assim a sustentabilidade ecológica sem perder o turismo.
Apreciar rios de águas cristalinas com muitos peixes, grutas encantadoras e cachoeiras maravilhosas é sem dúvida algo espetacular. São diversas as atividades que o lugar oferece para todas as idades.
Antes da viagem é aconselhável o agendamento dos passeios. Há diversas agências de viagens que auxiliam com a reserva e transporte.

Passeios oferecidos em Bonito
- Flutuação Rio da Prata.
- Flutuação Rio Baía Bonita (Aquário Natural).
- Flutuação Rio Sucuri.
- Flutuação Rio Formoso.
- Rapel.
- Bóia Cross.
- Rafting no Rio Formoso.
- Trekking.
- Arvorismo.
- Cachoeira Boca da Onça.
- Cachoeira Estância Mimosa.
- Parque das Cachoeiras.
- Cachoeira Rio Aquidabã.
- Cachoeira.
- Gruta do Lago Azul.
- Grua de São Miguel.
- Balneário Municipal.
- Balneário do Sol.
- Buraco das Araras.
- Praia da Figueira.
- Estância Mimosa.
- Projeto Jiboia.
É possível fazer mais de um passeio no mesmo dia, basta se programar bem.
Todas as flutuações são bem recomendadas. Fizemos a do Aquário Natural que é fantástica, pois realmente parece que se está mergulhando em um lindo aquário de água cristalina e muitos peixes!




Depois da flutuação passeamos pela trilha dos animais.




Os balneários são ótimos para se passar o dia relaxando e aproveitando para observar os peixes, como a Piraputanga e o Dourado, além das muitas aves que circulam livremente.
Os locais oferecem boas estruturas para alimentação.




A Gruta do Lago Azul parece mais uma montagem de tão azul e tão bonita. Imperdível!




Nas estradas de acesso aos lugares encontramos muitos animais soltos, como as Emas e as Siriemas.


Como chegar
O mais comum é chegar de avião na cidade de Campo Grande (capital do estado) e depois seguir em um transfer até a cidade de Bonito. Caso prefira, alugue um carro no próprio aeroporto, pois é muito necessário para a locomoção.
Há também uma linha de ônibus que sai de Campo Grande e vai para Bonito (Viação Cruzeiro do Sul).
Hoje já existem voos da Azul Linhas Aéreas direto para o aeroporto de Bonito. Sendo assim, você chega direto na cidade e não precisa perder as horas do transfer, o que evita o cansaço e faz você aproveitar melhor o dia.
Exemplo de distâncias:
De Campo Grande até Bonito: 330 quilômetros (via Aquidauana).
De Miranda até Bonito: 127 quilômetros (via Bodoquena).
De Ponta Porã até Bonito: 278 quilômetros.
De Corumbá até Bonito: 335 quilômetros.
Restaurantes recomendados em Bonito
1) Cantinho do Peixe – Ótima comida.
2) Castellabate O Rei Da Carne De Jacaré – Serve diferentes pratos de animais.
3) Santa Esmeralda
4) Casa do João
5) Juanita Restaurante
Carne de jacaré e caldo de piranha é algo que todos devem experimentar!
Quando ir
Nos meses de chuvas, entre novembro e março, o nível dos rios está mais alto, a vegetação mais verde e a probabilidade de ver mais animais é maior. Na época da seca, entre os meses de junho a setembro, o nível dos rios está mais baixo, mas a visibilidade é maior.
Como em todos os lugares, em alta temporada, os preços encontrados são mais elevados que em baixa temporada.
Dicas para não esquecer
- Jamais deixe de estar com um repelente na bolsa! Principalmente se você for em época de cheia, onde tem mais mosquitos.
- Escolha com antecedência seus lugares prioritários para visitar e tente reservar antes, pois lá os lugares têm limites de visitantes diários e alguns com horários marcados, como a Gruta do Lago Azul e a flutuação. Na alta estação alguns passeios ficam lotados, então a reserva com antecedência é necessária!
- Na cidade os passeios são oferecidos para os turistas e os preços são tabelados. E para a viagem não ficar tão pesada no bolso, algumas agências dão a opção de dividir sem juros o pagamento dos passeios.
- Quase todos os locais de visitação são distantes da cidade, então o aluguel de carro ou contratação de serviço de transporte são fundamentais. Algumas agências dão a opção de pacotes dos passeios, incluindo o transfer.
- Se tiver um dia sobrando durante a sua viagem aproveite para visitar o Pantanal! As agências oferecem um passeio sensacional de um dia em uma fazenda pantaneira. Adoramos a Fazenda San Francisco!
Conclusão
Foi a cidade onde mais encontramos animais soltos. A flutuação é imperdível e a Gruta do Lago Azul parecia mais ilusão de ótica. Provar o caldo de piranha e carne de jacaré foi algo diferente e valeu a experiência!
Vá logo conhecer esse lugar tão bonito!
Boa viagem!
Texto e fotos: Patrícia Lemos.
E você, conhece Bonito? Foi em algum dos lugares indicados? Gostou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!