
A cidade de Bonito está localizada na região Centro-Oeste do Brasil, no estado do Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros da capital Campo Grande. Estamos falando do principal destino de ecoturismo brasileiro, localizado dentro da Serra da Bodoquena, a 180 quilômetros do Pantanal.
Você sabe como chegar ao destino? Infelizmente as opções não são tão amplas e fáceis.
A cidade tem aeroporto próprio, o Aeroporto Regional de Bonito (BYO), que possui voos da Azul, que faz apenas o trajeto Campinas - Bonito, indo e voltando às quartas-feiras e aos domingos. O aeroporto recebe também voos fretados da GOL.
É possível pegar um voo da Azul nas principais capitais e fazer escala em Campinas antes de chegar à Bonito. Essa é a opção mais rápida, mas geralmente não é a opção mais barata para chegar ao destino final, pois são poucos voos e o preço da passagem aérea é alto.
Uma alternativa é pegar um voo até Campo Grande e de lá seguir em um carro, van ou ônibus até Bonito. O Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR) recebe voos diários das principais companhias e em diversos horários.
Carro
O Aeroporto Internacional de Campo Grande tem loja de diversas locadoras de carro. Alugar uma carro é uma ótima opção, pois em Bonito você precisará dele para se deslocar, pois a maioria dos passeios são distantes do Centro e alguns são em cidades próximas.
Os 300 quilômetros que separam as cidade podem ser percorridos através da BR-060/419 ou da BR-262/419. O trajeto dura em média 3 horas e 30 minutos.
Ônibus / Van
Ônibus e van são uma alternativa para aqueles que não querem ou não sabem dirigir. A Viação Cruzeiro do Sul oferece 4 saídas diárias de Campo Grande para Bonito e 5 de Bonito para Campo Grande. Nesse caso, o grande problema é a duração da viagem, que leva 5 horas.
Outra opção são as vans compartilhadas. Existem empresas responsáveis pela linha e o trajeto é mais rápido que dos
ônibus.
Para saber os horários do ônibus e van acesse: http://www.portalbonito.com.br/a-cidade/como-chegar
Algumas empresas oferecem também o transfer in/out a partir de Campo Grande. É possível agendar o serviço através de diversas operadoras e agências de turismo locais.
O ideal é sempre pesquisar o melhor custo-benefício, mas sempre levando em consideração os horários. Nós, por exemplo, chegamos em um voo da TAM no Aeroporto Internacional de Campo Grande e de lá seguimos de carro até Bonito. Na volta retornamos em uma quarta-feira com o voo da Azul pelo Aeroporto Regional de Bonito, fazendo escala em Campinas, antes de chegarmos em nosso destino final, o Rio de Janeiro.
Para maximizar a viagem tente sempre viajar o mais cedo possível e voltar no voo mais tarde possível.
Boa viagem!
Texto e fotos: Juliana Magalhães.
O Falando de Viagem viajou à Bonito a convite da Secretaria de Turismo de Bonito/ MS - SECTUR.
E você, conhece Bonito? Como chegou ao destino? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!