
Localizada na comuna de Trapani, a cerca de 110 quilômetros de Palermo e no alto de uma montanha de quase 800 metros de altura, está localizada a incrível cidade de Erice, na região italiana da Sicília.
Fundada originalmente por refugiados de Troia, ao longo dos milênios o lugar tem sido alvo de disputa dos diversos povos a quem a Sicília já pertenceu.
A forma atual da cidade é resultado da ocupação normanda, durante a idade média. Isso confere ao lugar aquele aspecto de cidade medieval dos contos de fadas.
Com cerca de 23 mil habitantes, e graças à sua localização estratégica, foi utilizada até pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial como ponto de observação.
Conheça a cidade através das fotos abaixo.













Uma das construções mais visitadas pelos turistas é o Castelo de Venere, erguido sobre um templo da antiguidade onde era cultuada a deusa Vênus e construído no século XII.







De lá se tem uma excelente vista do mar, da cidade de Trapani, da região vinícola de Marsala e, dizem, que nos dias claros é possível até avistar o Cabo Bon, na Tunísia.



A entrada é paga, mas é uma visitação que realmente vale a pena. O ingresso que combina o castelo e o museu custa 6 euros para adultos e 3 euros para crianças entre 11 e 16 anos. Menores de 11 anos não pagam ingresso.

A Igreja Matriz é outro ponto turístico bastante concorrido. Datada do início do século XV, ela possui lindas obras de arte no estilo barroco em seu interior.









Outra forma de aproveitar a cidade é simplesmente caminhar e se deixar perder pelas estreitas ruas de pedras repletas de construções medievais, onde hoje funcionam bares, restaurantes, lojas de artesanato e lembranças típicas locais.






Aproveite para provar os famosos doces da cidade. Eles harmonizam muito bem com o famoso vinho da região, o Marsala. Trata-se de um vinho fortificado que vai muito bem como aperitivo.

A cidade possui uma mística própria envolvente que encanta. Para os casais é recomendável pelo menos uma noite em dos hotéis da cidade para aproveitar o clima romântico que emana de Erice.
É um passeio completamente imperdível que você não pode deixar de incluir em seu roteiro pela Sicília.
Recomendamos muito!
Texto e fotos: Fabio Macedo.
O Falando de Viagem viajou para a Sicília a convite da Alitalia, USEF e Regione Siciliana.
E você, conhece Erice? Encantou-se com sua história? E sua arquitetura? Recomenda a visita? Conte para nós a sua experiência!




