
Site: http://www.cruceandino.com
Visão geral
A Cruce Andino é uma empresa sediada em Puerto Varas, na Patagônia Chilena, que realiza a travessia dos lagos andinos entre Puerto Varas, no Chile, e Bariloche, na Argentina. A viagem é composta de várias etapas, iniciando em um ônibus em Puerto Varas, trocando-se para um catamarã em Petrohué, para se cruzar o Lago Todos Los Santos até Peulla. Novamente um ônibus até Puerto Frias, já na Argentina. De lá outro barco até Puerto Alegre, onde pega-se mais um ônibus até Puerto Bles e um novo barco até Puerto Pañuelo onde finalmente um último ônibus leva até Bariloche.
O tempo total de viagem é de quase 13 horas.
Tivemos a oportunidade de fazer o trecho de catamarã entre Petrohué e Peulla tanto de ida quanto de volta, atravessando duas vezes o Lago Todos Los Santos.
Veja algumas fotos do interior do barco, que possui dois andares, áreas externas e internas, sendo a interna aquecida. Lá dentro, além de banheiros, existe uma cafeteria para lanches rápidos e uma lojinha de presentes.







O embarque em Petrohué:
O embarque foi feito em Petrohué, onde a Cruce Andino mantêm uma estação para aqueles que desejam iniciar ali a travessia e tenham vindo de Puerto Varas por outro meio de transporte que não o ônibus da empresa. Existe estacionamento, caso deseje deixar ali seu carro alugado.
Existe uma única partida diária às 10:00.
Caso você esteja com bagagem ela devem ali ser despachada.



A travessia
O trecho navegado foi de aproximadamente 1:40 em cada sentido. O local é de uma beleza extrema com vistas deslumbrantes. Se o tempo estiver bom é possível avistar os vulcões Osorno, Puntiagudo, Tronador e Cabulco com seus cumes cobertos por neve eterna. Além disso, a água do lago é de um verde cristalino e diversas cachoeiras nele desembocam.
Veja que lindas as paisagens.



















O desembarque em Peulla
Peulla é um povoado bem pequeno, no caminho da fronteira com a Argentina, onde é feito o desembarque. Apesar do tamanho, oferece algumas opções turísticas como safári fotográfico, pesca e cavalgadas.
Existe um único hotel, onde está o único restaurante disponível. Para aqueles que desejam ali almoçar e seguir caminho até Bariloche existe uma janela de aproximadamente duas horas até a partida do ônibus para a Argentina. Outra opção é se hospedar no Natura Patagônia Hotel e aproveitar alguns dos passeios disponíveis antes de seguir viagem.
O reembarque
O embarque com destino a Petrohué é às 16:00 e também é o único do dia. Novamente, aqueles que possuem bagagem, devem despachá-la.
O trajeto é idêntico ao de ida, só em sentido contrário.
O desembarque em Petrohué
Pouco antes das 18:00 o catamarã ancora em Petrohué. Caso você esteja de carro basta pegá-lo no estacionamento e seguir viagem. Caso esteja no pacote com ônibus incluso espere que seja anunciado o número do ônibus designado para seu hotel.
Preços
O preço da viagem apenas de ida é de US$280.
Caso você pretenda dormir em Bariloche, ou vice-versa, vir de Bariloche e dormir em Puerto Varas, terá 50% de desconto no bilhete de volta.
Para mais informações sobre como realizar a reserva entre em contato com o Marcelo: marcelo@viajesplanv.cl.
Conclusão
É um passeio muito bonito, que vale muito a pena! Nossa recomendação é que, se for possível, o faça em dois dias. Se for apenas de ida, reserve uma noite para dormir em Puello. Além de tornar a viagem menos cansativa, você poderá aproveitar para fazer alguma interessante atividade por lá e passar uma noite no ótimo hotel, onde todos os quartos têm vista para a Cordilheira dos Andes.
Se você for fazer ida e volta, reserve alguns dias para o destino, seja Bariloche ou Puerto Varas. Ambas são cidades com bastante atrativos turísticos.
Recomendamos!
Texto e fotos: Fabio Macedo.
O Falando de Viagem fez a travessia a convite de Cruce Andino e viajou ao Chile com o apoio da operadora Viajes Plan V.
E você, já fez a travessia dos lagos andinos? Gostou? Em que direção? Dormiu em Peulla? Conte para nós a sua experiência!




