
O vulcão Osorno.
As duas cidades, localizadas na Patagônia Chilena, ficam a apenas 20 minutos de distância uma da outra. Ainda assim, muitas vezes, os turistas têm dúvidas de onde é melhor se hospedar para explorar as belezas patagônicas. Ambas são cidades pequenas, mas cada uma possui suas especificidades.
Puerto Varas é uma cidade totalmente turística. A antiga colônia alemã é muito comparada com Gramado, no Rio Grande do Sul. Há pequenas lojinhas ''pega-turista'', restaurantes de comida caseira e um cassino. O que leva os visitantes à cidade são as atrações naturais patagônicas: o Vulcão Osorno, os saltos de Petrohué e/ou o Cruce Andino. Como todo destino que sobrevive do turismo, prepare-se para pagar preços mais altos, e até encarar filas, dependendo da época do ano de sua viagem. Há diferentes formas de hospedagem: hotéis, pousadas e pequenos chalés de madeira, característicos da região.
Leia também: Guia do Cruce Andino | Travessia dos Lagos da Patagônia
Quem escolhe se hospedar em Puerto Montt, têm esses mesmos objetivos de viagem. A diferença é que, para fazer esses passeios, será preciso pegar 20 minutos de estrada para chegar em Puerto Varas. Puerto Montt é conhecida como a ‘'capital da região dos lagos’’. Apesar desse título e da presença da praia, é uma cidade visualmente sem graça. O lado positivo de se hospedar em Puerto Montt é a economia. Os hotéis e restaurantes têm preços muito mais convidativos que os de Puerto Varas, com a mesma qualidade. A cidade não é dominada pelos turistas, já que muitos chilenos moram lá (o que pode ser algo positivo ou não, dependendo do seu perfil). As ruas também têm muitos restaurantes, dois shoppings e o píer da orla.
Qual escolher?
Depende do seu estilo de viagem. Se você é fã de ''turistar''', gosta de estar sempre no lugar mais badalado e turístico possível, você vai preferir Puerto Varas. Se você gosta de ter uma experiência mais insider, conhecer os lugares não tão óbvios e fugir do meio turístico tradicional, você irá aproveitar mais Puerto Montt.
Sobre a distância das atrações: os passeios ficam em Puerto Varas. Porém, é impossível chegar até eles andando. Então, independente de qual cidade você escolher se hospedar, você precisará de um meio de transporte para as atrações naturais de qualquer forma. A diferença é a duração do percurso. Ambas as cidades são pequenas e é possível conhecê-las a pé. Recomenda-se o aluguel de carro somente para aqueles que desejam explorar locais mais distantes, e, principalmente, que saibam dirigir na neve. A opção mais segura é contratar passeios com guia turístico, cujos carros já possuem correntes e todas as configurações necessárias para a condição das estradas, que pode ser perigosa.
Boa viagem!
Texto: Manoela Caldas.
E você, conhece essa região da Patagônia? Gostou mais de Puerto Montt ou Puerto Varas? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!





