Em 2016, embarquei no Allure of the Seas. Em 2018, embarquei no Symphony of the Seas. Os dois gigantes dos mares então entre os melhores navios de cruzeiro da Royal Caribbean. O Allure, quando foi lançado em 2010, era o maior navio do mundo. O Symphony, quando foi lançado em 2018, também recebeu o título de maior do mundo. A RC quer sempre se superar e com isso quem ganha somos nós. Como tive essas duas experiências recentes, vou fazer uma breve comparação entre os navios, com base apenas na minha experiência pessoal.
Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre os cruzeiros
Para começar, eu considero extremamente importante escolher bem a empresa e o navio. A maior atração da viagem é o próprio navio, ainda que os destinos sejam incríveis. A maior parte do tempo você ficará dentro do navio e, nas paradas, conseguirá conhecer apenas o básico dos locais, por isso é tão importante acertar na escolha do navio.
Classe Oasis
Ambos pertencem à Classe Oasis, ou seja, posso dizer que eles são irmãos. Esses irmãos se parecem muito, afinal, tem a proposta muito parecida, e quase o mesmo tamanho. O Allure of the Seas tem 18 decks, 24 elevadores, 2.742 cabines, 16 restaurantes, mais de 2 mil tripulantes e capacidade para receber 6.780 hóspedes. Já o Symphony of the Seas, também tem 18 decks e 24 elevadores, mas tem 2759 cabines, 25 restaurantes, mais de 2 mil tripulantes e capacidade para receber 6.870. Ou seja: os números são praticamente iguais.
Leia também:
- 10 motivos para você viajar no cruzeiro Symphony of the Seas
- 10 motivos para você viajar no cruzeiro Allure of the Seas
Estrutura do navio
A estrutura é bem parecida. Quando pisei no Symphony of the Seas, imediatamente notei a sua semelhança com o Allure of the Seas. Não tenho informações exatas, mas eu diria que os navios são, pelo menos, 80% iguais na sua estrutura. A proposta é a mesma, mas claro que eles não iam fazer um clone, então há diferenças. Além disto, o Symphony of the Seas é bem mais novo, então usa tecnologias mais modernas, como, por exemplo, nos estabilizadores, que fazem o navio balançar menos.
Roteiros disponíveis
Os roteiros variam bastante, então é sempre muito importante checar na sua data desejada para viajar o que cada um deles está fazendo. Em ambos os navios você terá uma excelente experiência, então se você estiver na dúvida, o roteiro é um importante quesito para desempate. Para ver as opções atualizadas, clique aqui.
Conforto e qualidade das cabines
As cabines convencionais, que são a interna, externa e externa com varanda, são praticamente iguais nos dois navios. Neste caso, não vai fazer diferença a sua escolha. Nas suítes, que são bem mais elaboradas - mas custam dezenas de milhares de dólares - você encontrará diferenças. Neste caso, se você quer curtir uma suíte incrível, o Symphony of the Seas leva um pouco de vantagem.
Opções de lazer
Neste quesito, apesar de serem parecidos, há algumas diferenças. Novamente, eu não consigo dizer se é algo melhor ou pior em um ou em outro, pois não cheguei a sentir falta de nada. No Symphony, eu destaco o Ultimate Abyss, que é excelente para quem gosta de adrenalina. Ele está a 47,5 metros de altura da superfície do mar e tem uma queda de 30 metros, que é percorrida em 13 segundos.
As piscinas, jacuzzis, academia de ginástica, Spa, tirolesa, minigolfe, FlowRider, carrossel e outras áreas são praticamente iguais. O tema dos shows é algo que pode variar, mas todos são incríveis. Algumas atividades também podem variar de acordo com o navio.
Alimentação
Também achei as opções de alimentação bem parecidas, principalmente as gratuitas, que estão incluídas no valor do cruzeiro e não exigem pagamento extra. Os principais restaurantes existem nos dois navios. No Symphony, foi legal pedir um drinque e vê-lo sendo preparado pelos robôs do Bionic Bar. Neste quesito, entretanto, considero um empate e não acho que faz diferença na escolha.
Qual a diferença de preço?
As tarifas são flutuantes, assim como acontece com as passagens aéreas, então é impossível dizer com exatidão qual é o mais caro e qual é o mais barato. Entretanto, apesar do Symphony of the Seas ser o maior navio do mundo - o que gera um marketing diferenciado para ele - não quer dizer que será o mais caro. Em pesquisas que fizemos, encontramos valores praticamente iguais nos roteiros de 7 noites.
Em ambos, o parcelamento do cruzeiro pode ser realizado em até 12 vezes sem juros.
Qual é a melhor opção para viajar?
Apesar de serem bem parecidos, na minha opinião o Symphony of the Seas leve certa vantagem, pois é consideravelmente mais novo, com novas tecnologias, e ter o gostinho de viajar no maior navio de cruzeiros do mundo é especial. Entretanto, é preciso analisar o preço e o roteiro, e se você achar que o Allure of the Seas é mais interessante pode comprar sem medo, pois a sua experiência também será incrível. Gostei dos dois navios e faria novamente.
Boa viagem!
O Falando de Viagem viajou para o Miami a convite da GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Royal Caribbean.
E você, já viajou no Allure of the Seas ou Symphony of the Seas? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!