
O restaurante Moeders (mãe em holandês) foi inaugurado em 1990. Na época o proprietário Jurriaan pedia para que os seus convidados trouxessem de casa seus próprios pratos, copos e talheres. Essa foi a primeira marca registrada do lugar: utensílios diferentes entre si, que continuamente lembram a origem simples de um dos mais saborosos e concorridos restaurantes de Amsterdã.
Além disso, desde a inauguração, para honrar o nome do restaurante, o proprietário pediu que os clientes levassem fotos de suas mães. Assim, após 25 anos de funcionamento, as paredes encontram-se repletas de fotos de mães, deixando o lugar com decoração original e extremamente acolhedor, onde todos se sentem bem-vindos.
O Moeders é especializado na culinária holandesa, principalmente aquela comida que as mães servem para os seus filhos. O foco não é preparar pratos extremamente elaborados, mas sim saborosos, nutritivos e que você encontraria na casa de um holandês, caso fosse comer lá.
Exatamente por isso o restaurante está lotado todos os dias. Se você optar por este estabelecimento, não se esqueça de fazer sua reserva com dias de antecedência. E não se atrase, pois após 30 minutos a mesa é liberada para algumas das inúmeras pessoas que, mesmo sem reserva, passam por lá.
Durante a nossa refeição vimos um fluxo intenso de clientes que entravam a procura de uma mesa, mas eram informados que não tinha sequer um lugar disponível dentro do salão, mas apenas na área externa. Por causa do frio muitos desistiam.
Conheça seu interior através das fotos abaixo.









Como o intuito era degustar o maior número de pratos típicos, optamos pelo Ricedish Holandês, que é uma combinação do Suddervlees, receita da vovó holandesa para a carne cozida (steak assado), servido com batatas cozidas e repolho vermelho, Hotchpotch, o verdadeiro ensopado holandês servido com salsicha, almôndega e bacon e o Hash, receita típica para a carne de panela com batatas cozidas e repolho vermelho.





Tudo estava muito saboroso. O sabor realmente era a de uma refeição feita em casa. O preço de 19 euros por pessoa é muito justo para a qualidade e quantidade de pratos servidos.
O prato foi acompanhado por um vinho da casa muito honesto.

Para sobremesa optamos pelo Delight holandês, com preço de 6,5 euros, que é uma combinação de 3 sobremesas holandesas tradicionais, um cream cheese, pequenas panquecas e biscoitos holandeses com sorvete.


Todas as pequenas sobremesas estavam deliciosas. Uma combinação perfeita de sabores e texturas que encerrou em grande estilo um jantar perfeito.
Quem está em Amsterdã e quer experimentar uma culinária caseira e típica deve reservar uma cadeira no Moeders. O sucesso do lugar fica evidente ao vermos que existem muito mais clientes do que cadeiras e que mesmo abrindo 7 dias na semana não consegue atender a todos.
Um ótimo restaurante, em um ambiente acolhedor e amigável. Sem dúvida um lugar para voltar muitas vezes.
Recomendamos muito!
Texto e fotos: Hugo Medeiros.
E você, conhece o Moeders? Gostou do ambiente? E da comida? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!