
Visão geral
Em 1800 o Rijksmuseum abriu suas portas no Palácio Huis ten Bosch, em Haia. Pouco tempo depois, em 1808, mudou-se para a nova capital Amsterdã, vindo a estabelecer-se no Palácio Real, na Praça Dam. Somente em 1885 o museu foi transferido para sua localização atual. O edifício, idealizado pelo arquiteto holandês Pierre Cuypers, combina elementos góticos e renascentistas, resultando em um prédio extremamente belo.
O Rijksmuseum ocupa um lugar de destaque na Museumplein e possui uma interessante passagem de pedestres e bicicletas que liga a praça à rua externa. Em 2003 o museu foi fechado para uma grande reforma, somente concluída em 2013. Completamente renovado, o Rijksmuseum oferece aos seus visitantes um vislumbre da arte holandesa, da história da Idade Média em diante, bem como dos principais aspectos da arte europeia e asiática.
São aproximadamente 30.000 metros quadrados, divididos em 80 salas, onde estão expostas cerca de 8.000 peças. Visitar o Rijksmuseum é uma tarefa extremamente fácil e prazerosa. Em aproximadamente duas horas é possível passar rapidamente por todas as galerias. Naturalmente, há pessoas que podem gastar bem mais tempo que isso, depende de como será sua opção de passeio.
Para quem quer um passeio mais rápido, pode concentrar-se na Galeria de Honra, onde poderá admirar obras famosas como a “De Nachtwacht” (Ronda Noturna) de Rembrandt e “A Leiteira” de Vermeer.
O acervo do museu está distribuído em quatro andares, sendo que em cada um aborda-se um período diferente da história. No andar térreo estão obras de 1100 a 1600, no primeiro andar de 1800 a 1900, no segundo de 1650 a 1700 e no terceiro de 1900 a 1950.
Certamente uma das melhores atrações de Amsterdã. Mesmo quem não é grande conhecedor das artes irá se deslumbrar com a beleza do acervo.
Vamos conhecer o museu?

























“De Nachtwacht” (Ronda Noturna) de Rembrandt


“A Leiteira” de Vermeer

Preço
Esses são os valores cobrados:
Na bilheteria:
- Adultos: 17,50 euros.
- Crianças e jovens abaixo de 18 anos: gratuito.
Você também pode adquirir os ingressos on-line, evitando filas: https://www.rijksmuseum.nl/en/tickets
Horário de funcionamento
O Rijksmuseum está aberto todos os dias de 09h às 17:30h. A bilheteria funciona de 09h às 16:30h.
Como chegar
O Rijksmuseum está localizado na Museumstraat 1, em plena Museumplein. Os bondes (trams) 2, 5, 7, 10 e 12 param próximo ao museu.
Redes sociais
O Rijksmuseum também está presente nas redes sociais:
Facebook: http://www.facebook.com/rijksmuseum
Twitter: http://www.twitter.com/rijksmuseum
Conclusão
A Museumplein é uma parada obrigatória para todos que vão a Amsterdã. Estando lá, vale muito a pena investir pelo menos duas horas do seu tempo para visitar um dos melhores museus do mundo, com um acervo vasto e belíssimo. A visita é extremamente agradável e lá dentro simplesmente não vemos o tempo passar.
Recomendamos muito!
Texto e fotos: Hugo Medeiros.
O Falando de Viagem visitou o museu a convite do Rijksmuseum.
E você, conhece o Rijksmuseum? Gostou do acervo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!