
Na terça-feira, 20 de fevereiro, a empresa Eurostar inaugurou a rota de trem que liga Londres e Amsterdã. Porém, essa viagem foi apenas uma demonstração para a imprensa. A nova rota estará disponível ao público geral no dia 4 de abril, com passagens a partir de 35 libras o trecho. Por enquanto, o trem só faz o percurso de ida até Amsterdã, por questões burocráticas entre os dois países. Mesmo com a limitação, este é o primeiro serviço ferroviário direto entre as duas capitais.
A Eurostar, empresa ferroviária britânica com sede em Londres, já é famosa pelo serviço de trem de alta velocidade que atravessa o Canal da Mancha, em uma rota que liga a capital inglesa com Paris, Lille e Bruxelas.
Leia também:
- Viagem de trem na Business Premier da Eurostar
- Viagem de trem na Classe Econômica da Eurostar
- Eurostar Business Premier Lounge - St Pancras - Londres
Na rota entre Londres e Amsterdã, o trem percorre o Eurotúnel a 300km/h e leva 3 horas e 41 minutos para chegar ao destino final. No percurso, o trem ainda passa pelas cidades de Bruxelas e Roterdã.
De acordo com a Eurostar, cerca de 4 milhões de turistas por ano viajam entre Londres e Amsterdã de avião. E, a partir desses dados, a empresa ferroviária acredita que isso irá mudar. ''Nós sabemos que muitos passageiros não gostam da experiência de voos curtos. Agora, essas pessoas têm outra opção'', explica Nicolas Petrovic, CEO da Eurostar. Petrovic também afirma que Roterdã não é um destino muito popular, mas que com a nova linha ferroviária, a Eurostar pretender mudar isso.
Leia também: Amsterdã | Uma linda cidade cercada por canais por todos os lados
Quem também está apostando na ideia de impulsionar o turismo em Roterdã via a nova rota de trem é o governo holandês. Sandra Ishmael, diretora do Conselho de Turismo e Convenções da Holanda conta que a nova rota da Eurostar permite que os visitantes britânicos conheçam além de Amsterdã. ''Roterdã é uma cidade incrível para os britânicos explorarem'', afirma Sandra.
Apesar do benefício da nova linha da empresa britânica de trens estar proporcionando à Holanda, o trem que vai até Amsterdã não pode voltar para Londres por motivos burocráticos entre os dois países, o que levanta questionamentos. Ou seja: a rota direta da Eurostar é apenas na ida à Amsterdã. Se o passageiro quiser voltar para Londres de trem, ele terá que trocar de trem no meio do caminho e passar por controle de passaporte na cidade de Bruxelas. Esses procedimentos adicionam uma hora à viagem de volta para a capital britânica.
O trajeto só de ida da nova linha da Eurostar é o grande defeito da grande novidade. Porém, é aguardado que esse quadro seja resolvido no final de 2019 com uma linha direta de volta para Londres.
Fontes: The Sun e The Telegraph.
Boa viagem!
E você, o que achou da nova rota da Eurostar? Pretende utilizar o serviço? O que achou do sistema só de ida? Participe!





