
Ao viajar para a Europa você provavelmente conhecerá mais de uma cidade ou país na mesma viagem, pois como as distâncias são curtas, você consegue maximizar a viagem, tornando-a bem mais interessante. Há vários meios de deslocamentos na Europa e muita gente viaja de trem.
A Eurostar é uma empresa que opera trens de alta velocidade na Europa. Uma de suas principais rotas liga Londres a Paris, em apenas duas horas, com conforto, rapidez e segurança. Saindo de Londres, também é possível viajar para outras cidades, em trajetos com ou sem conexão, dependendo do destino.
Para viajar de Londres para Paris, ou vice-versa, não há opção melhor. Os motivos são vários:
- Excelentes preços;
- As estações são centrais;
- Você não precisa chegar com muita antecedência;
- Viagens de hora em hora;
- Os trens são de alta velocidade.
O trem pode chegar a até 300 km/h e parte do trajeto é pelo túnel do Canal da Mancha. A viagem dura em média pouco mais de duas horas e, apesar de não haver Wi-Fi, tivemos sinal durante praticamente todo o trajeto da operadora de celular. Ainda em 2016, haverá Wi-Fi nos trens, tornando ainda mais confortável a viagem.
Tanto a estação de St Pancras, em Londres, quanto a estação Gare du Nord, em Paris, são centrais, então você pode chegar facilmente através do transporte público. Em Paris, recomendamos os serviços de transporte e guia da BEM in Paris, que são excelentes. Já em Londres, recomendamos os serviços de transporte da Blacklane, que também são excelentes. Caso não tenha realizado a reserva com antecedência, durante a viagem os funcionários da Eurostar se oferecerão para providenciar o transporte.

St Pancras.
Os passageiros da Business Premier sempre têm atendimento especial e filas exclusivas, tornando os processos burocráticos mais rápidos. Depois de passar pela imigração (de ambos os países no mesmo local), e pela segurança, nas duas estações há salas vips para que você possa relaxar ou trabalhar.
O Eurostar Business Premier Lounge é ótimo e todos os passageiros da Business Premier têm acesso gratuito. Além do confortável espaço, há alimentos e bebidas, além de jornais, revistas e Internet gratuita. Quando o embarque é anunciado, você só precisará caminhar um pouco para embarcar no seu trem.

Sala vip de Paris.

Sala vip de Londres.
Sugerimos a leitura:
- Eurostar Business Premier Lounge - Paris Gare du Nord
- Eurostar Business Premier Lounge - St Pancras - Londres
No seu bilhete há as seguintes informações:
- Nome do trem em que irá viajar;
- Número do vagão onde você irá viajar.
- Número do assento onde você irá viajar.

Há sempre funcionários para ajudar, mas não há mistérios: Olhe no vagão ou no chão o número e vá até o seu com as malas. Você precisa carregá-las para subir no trem, o que é problemático se as malas forem pesadas. As malas devem ser colocadas no compartimento entre os vagões (malas grandes) ou acima dos assentos (bolsas e mochilas).



A Business Premier é bem confortável, com ótimo espaço, na configuração 1-2. Há assentos individuais, duplos e quádruplos (onde duas pessoas ficam de frente para outras duas pessoas, que viajam de costas). Você terá à disposição mesa de apoio e tomada para carregar seus eletrônicos.
Veja algumas fotos:






O espaço para as bolsas e mochilas acima do assento:

Se não quiser claridade, há uma espécie de cortina para fechar:

Na entrada do vagão há revistas, jornais, máquina de café e água:



Os banheiros são bons, com amplo espaço e adaptados para deficientes físicos. Usamos algumas vezes e em todas ele estava limpo e cheiroso. Gostamos em especial da decoração descontraída!



Depois que o trem parte, você receberá um cardápio, para escolher o que deseja comer durante a viagem. O serviço de bordo está incluído no valor da passagem. Caso queira, há ainda um bar para comprar alimentos e bebidas, com preços justos.
Como viajamos de manhã, degustamos do café da manhã:






Veja fotos do bar disponível aos viajantes:


Adoramos a viagem! Foram pouco mais de duas horas, mas passa tão rápido que, ao acabar de comer, já terá passado metade da viagem e você nem perceberá. Depois dá para descansar, ler um livro, usar o notebook e aguardar a chegada. Os trens geralmente são muito pontuais e as condições climáticas não atrapalham, ao contrário de viagens de avião.
O serviço da Eurostar na Business Premier é de excelência, desde as prioridades para embarque, passando pelas ótimas salas vips, e terminando nos confortáveis assentos, com direito a um bom serviço de bordo.
Recomendamos muito!
Texto e fotos: Gabriel Dias.
E você, já viajou na Business Premier? Gostou do espaço? E do serviço de bordo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!