Eurail Pass: o que é e como funciona o passe de trem para viajar pela Europa
Enviado: Qua Jun 04, 2014 10:30 am

Visão geral
A Europa é um lindo continente e quem vai para lá dificilmente visitará apenas uma cidade. Muitas vezes nossos roteiros nos levam não apenas a muitas cidades, mas muitos países. A tentação é muito grande e para efetuar esse deslocamento existem basicamente 4 meios de transporte: avião, carro, ônibus ou trem. Nesse texto, falaremos sobre o Eurail.
Consideramos que para nos deslocarmos, principalmente entre as grandes cidades, o trem é a melhor forma. Os aeroportos europeus costumam ser distantes dos grandes centros, é necessário chegar com antecedência para os procedimentos de check-in e segurança e os aviões são apertados. Os ônibus são lentos e não muito confortáveis. A locação de veículos é cara na Europa, assim como o combustível, o estacionamento e os pedágios.
Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?
Além disso, o trânsito nas grandes cidades pode ser caótico e tirar seu bom humor bem nas suas férias. Já os trens europeus são rápidos, confortáveis e incrivelmente pontuais. Enquanto que para um voo é preciso chegar com uma ou duas horas de antecedência, além de considerar a distância do aeroporto até seu hotel, para um trem chegar com 15 minutos de antecedência na estação é mais que suficiente, pois você levará sua bagagem consigo. Não existe o risco de extravio e nem demora na restituição.
A grande maioria das estações ferroviárias europeias nas grandes metrópoles pode ser alcançada em menos de 20 minutos por transporte público. Perde-se bem menos tempo. Nas pequenas cidades às vezes são apenas 5 minutos de táxi.
Caso seu roteiro inclua diversas cidades a melhor maneira de aproveitar toda essa praticidade sem gastar muito é adquirindo o Eurail Pass, que é um passe de trem vendido em diversas modalidades que permite utilizar o sistema ferroviário de até 27 países por um determinado período contratado.
Aqui você pode ver quais os países fazem parte do sistema Eurail: https://pt.eurail.com/trains-europe
Aqui você pode ver as modalidades de passes existentes: https://fdv.im/EurailPass
Nós viajamos pela Europa utilizando um Eurail Global Pass, que nos permitia utilizar o sistema ferroviário por até 10 dias a nossa escolha dentro de um período de 2 meses. Com ele nós percorremos 5 países.
Como comprar
A compra pode ser feita no próprio site. Basta escolher o passe que mais tenha o perfil de sua viagem, selecionar a quantidade de passes e inserir o número de seu cartão de crédito. Crianças abaixo de 4 anos viajam gratuitamente.
O envio para o Brasil é gratuito e em poucos dias você estará recebendo seu kit via Fedex.
Ele é composto de um mapa ferroviário, um manual de utilização, a fatura de compra e o passe propriamente dito. Uma grande vantagem é que você pode solicitar seu guia de utilização em português.
Leia também: 8 perguntas que a imigração na Europa poderá lhe fazer
Veja as imagens do kit:







Como programar sua viagem
No próprio site Eurail existe uma tabela de horários de todos os trens que fazem parte do sistema. É muito simples utilizar. Basta inserir a data, origem e destino e as opções de trajeto são imediatamente mostradas. Com isso fica muito fácil planejar seu deslocamento com antecedência.
Veja aqui a tabela de horários: https://pt.eurail.com/plan-your-trip/timetables
A próprio sistema explica o tipo de trem e quais comodidades possuem, como vagão restaurante. Ele indica também se o trem precisa ou não de reserva prévia.
Como utilizar o passe
Antes de utilizar o passe é preciso prestar atenção a detalhes importantes.
- Valide seu passe em um guichê de qualquer estação ferroviária dos países signatários.
- Preencha seus dados pessoais na capa do passe.
- Antes de embarcar em qualquer trem, preencha a data da utilização no campo específico.
- Antes de embarcar em qualquer trem, preencha a origem, destino e horário do trem que irá utilizar.
A não obediência a esses procedimentos pode ensejar multa na hora da conferência das passagens.
Após esses procedimentos, embarque no trem sem qualquer burocracia. Caso haja alguma conferência de passagens, essa será feita a bordo com o trem já em viagem.
Alguns trens, como o TGV e Thalys, exigem reserva prévia. Ela pode ser feita em qualquer estação ferroviária signatária mediante o pagamento de uma taxa de reserva que irá variar de acordo com o percurso e classe utilizados.
Como são os trens
Existem diversas variedades de trens no sistema Eurail, mas podemos resumir nos três principais tipos.
- Os trens de alta velocidade, como o TGV, Thalys e ICE. São muito velozes, confortáveis e contam com vagão bar. Quem estiver viajando em primeira classe no TGV Lyria, por exemplo, terá direito a um serviço de bordo semelhante ao de uma companhia aérea em classe econômica.
Veja algumas fotos do TGV Lyria:













- Os trens convencionais, como o IC. Não são tão rápidos como os de alta velocidade, mas ainda assim viajam a uma velocidade média superior a 160 km/h. São mais espaçosos e confortáveis que os de alta velocidade. A grande maioria está equipada com vagão restaurante completo. Os ICs operados pela empresa austríaca OBB, por exemplo, oferecem Wi-Fi gratuito.
Conheça o interior de um trem InterCity:










- Os trens regionais, como o TER. São um pouco mais lentos, mas usados para ligar cidades pequenas aos hubs em percursos inferiores a uma hora, em geral.
Veja a foto de um TER:

Conclusão
Adoramos atravessar a Europa de trem. Foi uma excepcional oportunidade de ver paisagens belíssimas enquanto nos deslocávamos entre as cidades de nosso roteiro. O conforto era tão grande que mesmo após horas de viagem não chegávamos cansados.
Vale muito a pena optar pelo trem para conhecer a Europa. Como o Eurail Pass o custo deste deslocamento ficará bem mais razoável.
Boa viagem!
Texto e fotos: Fabio Macedo.
E você, já viajou de trem pela Europa? Utilizou o Eurail Pass? Em qual modalidade? Conte para nós a sua experiência!