![[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens19/LazerDisneyDream4.jpg] [https://www.falandodeviagem.com.br/imagens19/LazerDisneyDream4.jpg]](https://www.falandodeviagem.com.br/imagens19/LazerDisneyDream4.jpg)
O brasileiro, em geral, não gosta de dar gorjeta. Culturalmente, estamos acostumados a pagar os 10% nos restaurantes, por isso em algumas ocasiões há um certo conflito, principalmente nos EUA, onde eles dão gorjeta para literalmente tudo. Ao viajar de cruzeiro, pode ser que o valor da gorjeta já seja colocado automaticamente na sua conta, junto com o valor do cruzeiro em si.
As gorjetas normalmente podem ser dadas de duas maneiras:
- Pré-pagas (prepaid gratuities);
- Em dinheiro, no final do cruzeiro.
Leia também: A indústria das gorjetas nos Estados Unidos
Gorjetas pré-pagas
Como muitas pessoas não dão a gorjeta, seja por esquecimento ou por não quererem mesmo dar, então algumas empresas já fazem a cobrança antecipadamente. Em algumas empresas, você pode pedir para removerem este valor. O ideal, é perguntar ao seu agente de viagem sobre os procedimentos atualizados, pois a política pode mudar.
Gorjetas no navio
No dia a dia, você não precisa dar gorjetas, mas você verá que muitos americanos o fazem, principalmente nos bares. No final do cruzeiro, na sua conta, algumas empresas colocam o valor padrão da gorjeta na conta. Geralmente, é possível alterar o valor ou até removê-lo por completo.
Como eles calculam o valor por passageiro, por dia, a conta pode ficar salgada. Se vemos americanos reclamando, imagina os brasileiros, com o real desvalorizado? Em uma viagem de casal, por 7 noites, o valor pode chegar aos R$1.000,00 só de gorjeta.
Uma opção é remover a gorjeta da sua conta e dar a gorjeta pessoalmente para os funcionários que lhe atenderam bem durante a sua viagem, como a camareira e os garçons.
Leia também: Como funcionam as gorjetas nos cruzeiros da Disney
Como ter certeza do valor da gorjeta e da política da empresa?
Para ter certeza, você deve se informar no site da empresa ou com o seu agente de viagem. Não achamos correto o valor da gorjeta ser obrigatório, afinal, você não está pagando por um produto, mas sim está reconhecendo um bom serviço.
Qual é o melhor local para reservar o cruzeiro?
Nossa recomendação é reservar na Logitravel, que é referência em cruzeiros, e tem preços extremamente interessantes, além de permitir o parcelamento em até 12 vezes sem juros. A empresa, que tem escritório no Brasil, tem um site fácil de navegar e com informações completas. No caso de dúvidas ou problemas, você será atendido sempre em português.
Conclusão
Esse assunto é polêmico e cada viajante tem opinião própria. Reconhecer um bom serviço através da gorjeta é um bom negócio, mas ser obrigado a pagar, mesmo antes de ter o serviço, pode não agradar alguns. No geral, o atendimento nos cruzeiros é excelente, mas pode haver situações pontuais onde o funcionário não atende ao hóspede da melhor maneira possível.
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram
Boa viagem!
E você, já viajou de cruzeiro? Como realizou o pagamento da gorjeta? Achou o valor justo? Conte para nós a sua experiência!