Compras nos Estados Unidos: posso devolver o produto?

Informações, dicas e sugestões de compras e lojas nos Estados Unidos.
baran Mensagens: 10215
Sex Fev 28, 2014 2:04 pm
Imagem

Quem viaja aos Estados Unidos, mesmo sem o objetivo principal de fazer compras, sempre acaba comprando alguma coisa. Inebriados pelos preços mais baixos, pela enorme variedade e pela boa qualidade dos produtos encontrados no comércio varejista americano, é comum comprar algum produto e depois se arrepender. Aí surge a dúvida: será que a loja aceita trocas?

A legislação de proteção ao consumidor americana é bastante avançada. Como os EUA são uma federação, existem leis federais de proteção ao consumidor, que valem para todo o país, assim como leis estaduais, que valem só para o estado onde foi realizada a transação comercial.

A lei federal que regulamenta devoluções de produtos, adquiridos em lojas físicas ou lojas online, estabelece que os estabelecimentos somente são obrigados a efetuar o reembolso de produtos devolvidos em dois casos:

1) Se o bem adquirido estiver defeituoso
2) Se o reembolso fizer parte da política do estabelecimento

O primeiro caso não gera muitas dúvidas.

Já o segundo caso merece atenção do consumidor. Nenhum estabelecimento comercial é obrigado a aceitar devoluções de produtos não defeituosos, mas é obrigado a deixar essa política bem clara para o consumidor no momento da compra ou no contrato. Cartazes com os dizeres “ALL SALES ARE FINAL”, “NO RETURNS” ou “NO EXCHANGES” indicam exatamente isso: não aceitam devoluções e/ou trocas. A imagem abaixo mostra um exemplo.

Imagem

Alguns estados possuem leis que regulamentam o reembolso aos consumidores. Tomemos a título de exemplo três estados americanos bastante procurados pelos brasileiros:

Flórida: estabelecimentos que não oferecerem reembolso devem expor essa política em local visível ao consumidor. Caso não o façam, o consumidor pode devolver o produto comprado em troca de reembolso integral por um prazo de até 20 dias após a compra.

Califórnia: o estabelecimento é obrigado a expor sua política de reembolso, a não ser que ofereçam reembolso do valor integral em dinheiro, troca ou créditos para compra futura no estabelecimento em até 7 dias da data da compra. Caso não o faça, o consumidor pode devolver o produto comprado em troca de reembolso integral por um prazo de até 30 dias após a compra.

Nova Iorque: o estabelecimento é obrigado a expor sua política de reembolso. Se ele não expuser nenhuma política de devolução, a lei requer que o estabelecimento aceite a devolução do produto em até 30 dias a partir da data da compra. Não existe obrigação, pela lei do Estado de Nova Iorque, de que uma loja ofereça o reembolso sob a forma de dinheiro, créditos, troca de mercadoria ou outros meios. Varejistas devem fornecer uma cópia da política de reembolso da loja e mostrar quaisquer taxas associadas à devolução do produto.

As boas lojas de comércio varejista nos EUA costumam aceitar trocas ou devoluções. Ao se trocar ou devolver uma mercadoria, é sempre recomendável levar a nota fiscal ou recibo de compra, pois este pode ser solicitado pela loja. No caso de roupas, recomenda-se ainda não retirar as etiquetas.

E você, já teve alguma experiência com troca ou devolução de mercadorias nos Estados Unidos? Conte-nos como foi!

Referências:
http://www.leg.state.fl.us/statutes/index.cfm?App_mode=Display_Statute&Search_String=&URL=0500-0599/0501/Sections/0501.615.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://oag.ca.gov/consumers/general/refund_policies" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.dos.ny.gov/consumerprotection/consumer_resources/3r.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://consumer.findlaw.com/consumer-transactions/return-policies-and-refunds.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Sex Fev 28, 2014 2:32 pm
Já troquei várias coisas lá, mas me chamou a atenção uma vez que fui ao Walmart devolver um pote de pomada para assaduras Desitin. A moça do balcão de trocas abriu o pote, que não tinha lacre, viu que a pomada estava intocada e estornou a compra no meu cartão.

Também já troquei uma roupa que minha esposa comprou na Ross no tamanho errado e sem querer tirou a etiqueta. Aceitaram mesmo assim.

O que não pode fazer é comprar uma roupa, usar uma vez e devolver. Isso é considerado fraude (return fraud).

Patricia Mensagens: 2384
Sex Fev 28, 2014 3:00 pm
Boas dicas! Já troquei algumas roupas na Flórida e não tive problema!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
ralacerda Mensagens: 875
Sex Fev 28, 2014 3:05 pm
Trocamos uma roupas no Walmart de Kissimee e foi quase tão rápido quanto uma compra normal.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Sex Fev 28, 2014 3:10 pm
Já troquei: roupa, mala, pomada, ferramenta, câmera fotográfica, notebook e mais outras coisas de que não me lembro no momento.

zardox Mensagens: 11619
Sex Fev 28, 2014 4:39 pm
Quando nós fomos, os provadores de roupa estavam lotados...
As blusas eu vesti por cima da que eu usava e acertei o número...já algumas calças, eu errei o numero... e de 2 lojas diferentes...
Como ainda estavam com etiqueta e não tinham sido usadas.. eles trocaram sem pestanejar... na boa...
Eu claro, aproveitei para comprar mais um pouco...rsrs
Acho que uma das poucas vezes que me aborreci em lojas nos EUA, foi quando compramos um par de tênis para meu filho.....
O tênis estava numa coluna em que tinham uns 3 pares na caixa e na prateleira custava X...
Fomos ao caixa.. pagamos diversas coisas...usei o VTM do BB...
Quando íamos saindo da loja, verifiquei que o preço na nota fiscal estava mais caro do que na prateleira..
Me dirigi educadamente ao caixa e falei do problema para a moça...
Ela, já comecei a rosnar ali mesmo... me levou até a prateleira... e simplesmente pegou os outros dois pares e colocou na coluna ao lado, falando que ali era o local correto...
Eu disse: Ok, mas eu não quero comprar este tênis por mais que X... ou me faz X ou me devolve o dinheiro...eu não tenho culpa se os pares estavam fora do lugar...
A mulher mandou na lata:
Nós sempre temos problemas com turistas aqui... eles mexem em tudo e depois não colocam no lugar correto...
E eu retruquei :
Então a senhora coloque na porta um cartaz dizendo que não atende turistas, ou então, faça a coisa mais simples que existe:
Simplesmente estorne a compra no meu cartão....
Ela ficou p... falou que não ia estornar coisa nenhuma...que dava muito trabalho....pegou o valor em cash e jogou em cima do balcão...
Tinham uns 3 brasileiros na fila.. viram a cena......
Simplesmente largaram os produtos em cima do balcão e foram embora....
Eu virei para a moça e falei:
É.. a senhora conseguiu evitar vender para turistas...virei as costas e saí....
Lá fora um dos conterrâneas falou para eu reclamar na administração do shopping... mas sinceramente.... nos EUA pra mandar um funcionário embora é simplesmente bye... não tem fgts, aviso prévio etc... aí... deixei pra lá...
Foi uma das poucas vezes que eu tive problemas nos EUA... mas não levo isso em consideração..... isto é um exceção...
Dez minutos depois já tinha esquecido o evento... e estava comprando mais....rsrs

GJulio Mensagens: 243
Sex Fev 28, 2014 5:26 pm
O atendimento dessa vendedora foi muito ruim, não soube lidar com a situação.
Mas ela tem razão ao afirmar que os turistas (em especial nós do Brasil) costumam revirar as lojas de cabeça para baixo. Fatalmente algum produto ficará fora do lugar. Isso não tira, entretanto, de maneira alguma a responsabilidade da loja.
Eu teria sem dúvida alguma mandado e-mail para a gerência da loja em questão e da franquia relatando o ocorrido.

Fabio Mensagens: 8900
Sex Fev 28, 2014 5:53 pm
Na verdade lá o consumidor é rei. Não é raro as lojas fazerem mais do que estão obrigadas.

Mesmo sendo o prazo da política de troca de 30 dias, sempre que expliquei que não morava nos USA e só podia retornar a cada 2 ou 3 meses tive a troca aceita nas duas vezes que solicitei.

-Uma calça da Diesel que não deu na minha mulher, na Nordstrom Rack
-Uma camisa polo que teve migração de cor devido a chuva, na Tommy

Ambos os casos em San Diego.

zardox Mensagens: 11619
Sex Fev 28, 2014 5:59 pm
Fabio...
Realmente.... eles tratam o consumidor como um rei... só falta te carregarem no colo... tem paciência com tudo.. não fazem cara feia... são prestativos e educados...
GJulio...
Eu imaginei que a funcionária poderia ser demitida por causa da maneira grosseira e rude com que tratou um cliente.. lá o empresário manda embora e fim de papo.. não tem custas... aí, resolvi deixar pra lá..... meio p.... da vida... mas deixei...
E te confesso que, 10 minutos depois nem lembrava mais do incidente...
E, na quase totalidade dos casos, as pessoas lá são tão gentis, que vc acaba se esquecendo rapidamente...

GabrielDias Mensagens: 41747
Sex Fev 28, 2014 6:15 pm
Uma cena que nunca esqueço aconteceu no Walmart. Na área de eletrônicos minha esposa e eu parados em frente aos caixas para ler as regras do refund escritas. Ficamos uns 2 minutos lendo e depois reparamos que os funcionários estavam olhando perplexos para gente.

Descobrimos então que eles nunca tinha visto ninguém ler aquela placa, por isso estranharam! hahahahahaha

Booking.com

Voltar para “Compras nos Estados Unidos”