Chegamos em Curaçao sem dinheiro vivo, apenas com cartões de crédito. O método mais fácil para conseguir dólares americanos ou florim das Antilhas Holandesas (moeda local) é realizar um saque em qualquer ATM (caixa eletrônico).
Florim das Antilhas Holandesas, quando abreviado, chama-se Nafl.
Primeiramente você deverá olhar a bandeira na parte de trás do seu cartão de crédito. Depois, ao encontrar o caixa eletrônico veja se ele trabalha com a bandeira. Usamos o MasterCard Black com a bandeira Cirrus.
Neste caixa eletrônico em questão não havia as bandeiras, mas normalmente todas são aceitas.
Este é o caixa eletrônico. Há vários espalhados pela cidade. Dê preferência para o que está localizado dentro do seu hotel, por questões de segurança.

Vamos detalhar o processo, que é bem simples.
Coloque seu cartão e escolha o idioma desejado. Opções: Inglês, holandês ou papiamento (língua local).

Insira sua senha. Caso seu cartão não seja de chip, você provavelmente não a saberá de cabeça, então atente-se a este fato antes da viagem.

Na próxima tela selecione WITHDRAWAL, que é para sacar dinheiro.

Nesta tela você escolherá a opção cartão de crédito (última opção).

Nesta etapa você escolherá se deseja dólares ou moeda local. Nós optamos pela moeda local. Digite um valor inteiro, para não haver problemas.

Escolha se você quer ou não quer o recibo.

Tela onde avisa que cartões emitidos fora de Curaçao, Aruba e Europa pagarão uma taxa de US$3. Confirme se estiver de acordo.

Remova o cartão, o recibo e o dinheiro. Processo concluído em menos de 2 minutos.


O seu cartão de crédito provavelmente lhe cobrará uma taxa de saque, então é bom sempre realizar apenas um saque. É cobrado IOF de 6,38% nesta operação, mas em compensação a cotação costuma ser bem superior as das casas de câmbio. Confirme antes da viagem se o seu cartão de crédito está habilitado para saques internacionais.
O saque com cartão de crédito é a melhor maneira de conseguir moeda local. E é muito útil caso seu dinheiro tenha acabado, pois alguns lugares não aceitam o cartão de crédito.
E você, já usou caixa eletrônico em Curaçao? Achou fácil o processo? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!




