
Visão geral
A Gruta do Lago Azul é o cartão postal de Bonito e o passeio mais famoso e procurado pelos visitantes. Trata-se de um passeio contemplativo em uma caverna que possui em seu interior um lago com água azul turquesa e com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta.
A gruta foi descoberta em 1924 por um índio Terena e por sua beleza e fragilidade foi transformada em Monumento Natural e tombada pelo Iphan- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que garante sua preservação através de, entre outras coisas, um controle rígido do número de visitantes por dia, que pode chegar no máximo a 305.
A gruta desperta curiosidade de turistas e pesquisadores do mundo inteiro e ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas. Acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago, cuja profundidade estima-se ser em torno de 90 metros.
A melhor época para visitação é entre dezembro e janeiro, quando o sol incide pela manhã diretamente na entrada da gruta, tornando o azul da água ainda mais vibrante e bonito.
Passeio
Logo ao chegar encontramos com um ambiente bem estruturado, com banheiros, uma pequena lanchonete e uma loja de souvenirs.




O passeio dura em média 2 horas e é realizado em grupos de no máximo 15 participantes, sempre com acompanhamento obrigatório de um guia credenciado pela EMBRATUR. Além disso, o uso de capacete também se faz necessário.
Primeiramente o guia reúne o grupo para uma breve orientação e distribuição dos capacetes. Após isso, caminha-se por uma pequena trilha por onde podemos apreciar o verde da região, até chegar à gruta.
Já em sua entrada rapidamente notamos o seu tamanho, dimensões e beleza. Durante a descida de aproximadamente 200 metros, através de uma escada de 294 degraus irregulares e sem corrimão, o grupo vai ouvindo explicações e curiosidades abordadas pelos guias, além de observar as formações calcárias espalhadas por todos os lados, repletas de estalactites e estalagmites de variadas formas e tamanhos.




A cada passo que damos o lago se torna mais azul. Quando chegamos ao seu limite nos deparamos com uma imensidão de água cristalina nos mais variados tons de azul, espalhadas pelos 120 metros de largura do lago.




Informações importantes
- O horário de visitação é das 7:00 às 14:00.
- Só é permitida a entrada de crianças acima de 5 anos.
- Uso obrigatório de tênis ou sapato fechado estilo papete.
- Use roupas flexíveis. É proibido o uso de roupas de banho.
- Você pode levar uma máquina fotográfica e o uso de tripé ajuda na qualidade das fotos.
- Pode-se juntar o passeio da Gruta do Lago Azul com as Grutas São Miguel, que está localizada a apenas 4 quilômetros de distância.
- É necessário agendar o passeio com antecedência, principalmente na alta temporada.
Valor
Baixa temporada: R$ 45,00.
Alta temporada: R$ 60,00.
Você pode contratar o passeio com agências de viagem ou através do seu hotel.
Conclusão
Linda! Incrível! Impressionante! Faltam palavras para descrever tamanha beleza da Gruta do Lago Azul. Infelizmente as fotos não retratam tamanha beleza do seu interior e as cores do lago. Pode ter certeza que pessoalmente é muito mais bonito!
Impossível viajar à Bonito e não conhecer a gruta. Não é à toa que é o maior cartão postal da cidade e o passeio mais procurado na região.
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram
Boa viagem!
Texto: Juliana Magalhães.
Fotos: Juliana Magalhães e Cristyan Mannchen.
O Falando de Viagem viajou à Bonito a convite da Secretaria de Turismo de Bonito/ MS - SECTUR.
E você, conhece a Gruta do Lago Azul? O que achou da cor da água? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!