
Algumas vezes, ao viajarmos de avião, precisamos fazer mais de uma conexão até a chegada ao destino final. Dependendo da passagem comprada precisamos trocar inclusive de companhia aérea nessas conexões.
Ao despacharmos as malas no aeroporto de origem como vamos realmente saber se será preciso retirar a mala na conexão? E se precisarmos realizar novamente o check-in para embarcar, como saber se a mala vai direto para o destino final ou se teremos que retirá-la e despachá-la novamente?
Verifique o que está escrito no adesivo/etiqueta que comprova o despacho da mala. Na dúvida pergunte ao funcionário que está auxiliando o despacho e irá lhe entregar o adesivo/etiqueta indicando o destino final.
Veja um exemplo:

Neste caso, saímos do aeroporto Santos Dumont, com conexões em Guarulhos e Frankfurt, até chegar a Oslo, na Noruega. Voamos em diferentes companhias aéreas e em Guarulhos tivemos que fazer novamente o check-in, mas como no adesivo de despacho estava indicando que a retirada final seria em Oslo, não foi preciso nos preocupar com a mala.
Nem sempre isso acontece, pois já tivemos que retirar a mala na conexão, então sempre verifique o comprovante de despacho de mala!
Nos Estados Unidos, por exemplo, você é sempre obrigado a retirar a mala no primeiro destino em solo americano. Depois de passar pela alfândega, no caso de conexões, você imediatamente devolve para a companhia aérea.
Quando o voo envolve conexões é muito importante checar se no check-in a mala foi etiquetada corretamente, pois por diversas vezes, por falta de atenção do funcionário, a etiqueta não estava até o destino final.
Boa viagem!