
Site: http://www.grootconstantia.co.za
Visão geral
A Groot Constantia é a vinícola mais antiga da África do Sul. Ela foi fundada em 1685 por Simon van der Stel, que escolheu este nome em homenagem a sua filha. A África do Sul é famosa pela produção de vinhos, com centenas de vinícolas e ótimos vinhos, mas que ainda são pouco conhecidos dos brasileiros.
A maior parte da produção dos vinhos sul-africanos é na região Península do Cabo, então quem está na Cidade do Cabo tem a possibilidade de conhecer Constantia, que é bem perto. Outros locais, como Stellenbosch e Franschhoek, também são interessantes, mas são mais distantes.
Depois de sua morte, em 1712, a propriedade foi dividida em três partes: Groot Constantia, Klein Constantia e Bergvliet.
Outras vinícolas vizinhas se uniram à Groot Constantia para fazer a rota cênica, chamada de Constantia Wine Route. As outras propriedades são: Klein Constantia, Buitenverwachting, Constantia Uitsig, Steenberg, Constantia Glen, Eagles Nest e High Constantia.
A antiga fazenda do governador é imensa, belíssima, com destaque para a mansão principal e as montanhas ao redor e arquitetura holandesa. Ao chegar os visitantes já são surpreendidos pela sua beleza! A vinícola é controlada pela Groot Constantia Trust, uma empresa sem fins lucrativos, que preserva a história dos vinhos sul-africanos.
Conheça o local através das fotos abaixo.









Tour & Wine Experience
Os tours são oferecidos diariamente, sempre das 10:00 às 16:00, e contam a história da vinícola, seu fundador, as mudanças ao longo dos anos e muito mais. É uma verdadeira aula de história!
As opções são:
- Tour e degustação: 50 randes por pessoa.
- Tour e degustação harmonizada com chocolates: 90 randes por pessoa.
- Apenas o tour: 25 randes por pessoa.
Apenas a harmonização com chocolate necessita reserva.
Parte 1: História
O começo do tour passará várias informações sobre a fundação da vinícola, o processo de produção dos vinhos, seus diferenciais, a modernização ao longo dos anos e muito mais. Este passeio é chamado de Cellar Tour.
Veja algumas fotos do tour.











Ele demora em torno de 40 minutos e o idioma é o inglês.
Parte 2: Degustação
Depois do tour você irá para a área de degustação, onde poderá provar cinco diferentes rótulos, sendo dois brancos e três tintos. A degustação que fizemos foi harmonizada com chocolates, o que é raro, mas também interessante, por se tratar de uma experiência diferenciada.
Pedimos ao nosso especialista Fabio Macedo para falar um pouco dos rótulos:
Veja algumas fotos da degustação.Sauvignon Blanc: Vinho fermentado exclusivamente em tonéis de aço, sem passar por madeira. Cor de palha e aromas de maracujá e pêssego branco. Boa acidez. Harmoniza bem com frutos do mar e carpaccio de atum.
Chardonnay: Vinho feito com 100% Chardonnay, fermentado malolaticamente por 10 meses em um mix de barricas francesas novas e usadas. Bastante encorpado e mineral, ele possui aromas de butterscotch e amêndoas tostadas e média acidez. Harmonização recomendada com ovos benedict, carnes vermelhas na manteiga, peixes e costeletas grelhadas.
Pinotage: 100% Pinotage, a uva símbolo do país, passa 11 meses em barricas de carvalho francês, sendo 40% delas novas. Sua coloração é vermelha escura e profunda. Nariz de frutas vermelhas e pretas com notas de chocolate e canela. Harmoniza bem com carnes vermelhas com molho encorpado e caça.
Shiraz: Varietal a 100% Shiraz, ele descansa por 13 meses em mix de barricas de carvalho francês, sendo 38% deles novas. Vinho opulento escuro e profundo, quase preto. Notas de groselha preta, pimenta do reino e violetas. Taninos finos e bom potencial de guarda. Harmonização recomendada com carnes de forte sabor e bacon.
Gouverneurs Reserve: Feito com o corte tipicamente bordalês de 44% Merlot, 32% Cabernet franc, 21% Cabernet Sauvignon, 3% Petit Verdot. Descansa em barricas de carvalho francês sendo 73% delas novas. Cor rubi bem intensa com nariz de amoras, cereja preta e notas de caixa de charutos. Retro gosto marcante de pimenta do reino e ótimo potencial de guarda. Harmoniza bem com carne de caça assada.




Adoramos tudo!
Parte 3: Passeio pelas vinhas
O passeio é feito por conta própria, então você pode caminhar e apreciar o local. Visitamos em uma época não muito interessante, pois não havia uvas, mas mesmo assim foi agradável.
Veja algumas fotos das vinhas.







Restaurantes
Há dois restaurantes dentro da vinícola: Jonkershuis Restaurant e Simon's Restaurant. Para o passeio ser mais interessante recomendamos chegar pela manhã e depois almoçar em um deles. A gastronomia é ótima e você poderá continuar degustando os vinhos.

Loja
Há uma grande loja, onde também são realizadas degustações, no início da propriedade. O local é perfeito para você parar depois da degustação e comprar vários rótulos!
Conheça um pouco da loja através das fotos abaixo.









Como chegar
Basicamente existem duas opções: carro alugado ou empresa local.
Se você estiver com um carro alugado poderá ir sozinho, usando um GPS. O trajeto é simples e bem sinalizado. A melhor maneira de aproveitar bem a Cidade do Cabo é de carro, então recomendamos alugar um.
O ônibus turístico tem uma rota que leva até a vinícola, sendo a opção mais barata para quem não aluga um carro.
Estacionamento
O estacionamento é amplo e gratuito.

Conclusão
Gostamos do passeio e da oportunidade de conhecer mais sobre a Groot Constantia. Seus vinhos são realmente excelentes e adoramos conhecer mais sobre a sua história e mudanças ao longo dos anos.
O programa é completo, pois engloba também um agradável almoço e todos podem passear pela propriedade, que é linda, principalmente nos dias de sol e céu azul.
Recomendamos muito!
Texto: Gabriel Dias.
Fotos: Fernanda Chaves.
O Falando de Viagem visitou a vinícola a convite da Groot Constantia e viajou à África do Sul a convite da South African Airways e do Turismo da África do Sul.
E você, conheceu a Groot Constantia? Gostou do passeio? E dos vinhos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!




