
A Ilha do Japonês é uma atração incrível em Cabo Frio. Localizada no Canal do Itajuru, é ideal para relaxar em areias mais sossegadas que as de praias vizinhas. De águas calmas e cristalinas, é possível chegar à ilha de carro ou de barco. Para ir de carro, o caminho mais simples, partindo do centro, é pelo bairro da Ogiva, que fica depois da Ruas dos Biquínis. Partindo do centro, atravessa-se o canal pela ponte Feliciano Sodré e segue as placas em direção ao Peró. Chegando ao bairro da Ogiva, devemos pegar a Avenida Marlin e depois a Avenidas dos Espadartes. A maior parte do trajeto é por asfalto, mas quando se aproximar da Ilha do Japonês haverá um trecho de estrada de chão.

Para ir de barco, como nós fizemos, o ideal é ir para o bairro da passagem, da onde partem os taxi-boats para a ilha. Cada trecho custa R$7,00 por pessoa, totalizando R$14,00 pelo percurso de ida e volta.
Ao chegarmos à ilha não vimos nada que nos impressionasse e até nos perguntamos a razão de terem nos indicado o passeio. Porém, conforme a maré vai subindo, a verdadeira beleza do local é revelada.
Veja como a água é turva até o momento:


Lá ocorre um interessante fenômeno chamado de troca da maré. Na maré baixa, a água fica presa no canal. Conforme o tempo passa, o nível de oxigênio da água diminui, ao passo que a concentração de algas e outros micro-organismos aumenta, conferindo uma aparência turva ao local. Conforme a maré sobe, a água que estava parada é renovada e o canal fica, novamente, com a aparência límpida.
Confira a mudança da cor da água nas fotos abaixo:

Começo da mudança na água.



A ilha em si não tem quiosques nem banheiros, porém conta com uma infraestrutura básica no continente. O traslado entre a ilha e os quiosques pode ser feito a pé durante a maré baixa, mas quando maré sobe, a profundidade chega a 2,20 metros. Dessa forma, há um pequeno barco que leva os turistas de um lado ao outro.
A cor que a água adquire com a troca da maré impressiona. Não é à toa que os quiosques no fundo escolheram esse ponto para se instalar: é onde a água muda de cor primeiro!

A ilha se mostra como um destino ideal para quem quer curtir uma praia diferente. Com intensa vegetação e águas calmas e cristalinas, é uma opção interessante para se ir com crianças ou mesmo relaxar em suas areias brancas!
Planeje a sua próxima viagem
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram
Bom passeio!
Texto e fotos: Alessandro Garritano.
E você, conhece a Ilha do Japonês? Como chegou lá? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!