
Roma é conhecida como a Cidade Eterna e atrai todos os anos uma multidão de turistas querendo conhecer um pouco da história desta cidade milenar. São muitas atrações e para se chegar a elas é necessário ter disposição para andar, ou enfrentar o trânsito, que em determinados horários é intenso.
Após um dia de longos passeios, nada melhor do que poder chegar ao hotel, tomar um banho, e sair para passear no próprio bairro, sem a necessidade de utilizar o transporte público ou pegar um táxi. Em qualquer situação a escolha correta de onde se hospedar pode ser crucial para facilitar a vida do turista e tornar sua experiência em Roma ainda melhor.
Conheça a seguir um pouco mais de cada um dos principais bairros, para que você possa escolher o melhor local para se hospedar.
Centro Histórico – região Piazza di Spagna e Piazza Navona
É o melhor lugar para se hospedar em nossa opinião, pois aqui estão muitas das atrações turísticas, como o Panteão, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, dentre outras.
Exatamente por causa da posição privilegiada é que o preço dos hotéis tende a ser mais alto. E muitos deles, principalmente os mais simples, podem estar em mal estado de conservação, o que exige cuidado redobrado no momento da reserva.
Sendo possível, tente encontrar um hotel localizado próximo à Piazza di Spagna, nas proximidades da Via Condotti, que é uma área vibrante, alegre e muito interessante.
Nós tivemos a oportunidade de conhecer o Hotel d'Inghilterra, localizado em uma das melhores e mais elegantes áreas da cidade, e que oferece quartos charmosos e um atendimento diferenciado, sendo uma excelente opção para quem busca por uma acomodação com charme e bastante estilo.
Outra opção nessa região é o Hassler Roma, um dos melhores 5 estrelas de Roma. Se você achar um hotel que caiba no seu bolso, sempre valerá a pena ficar no centro histórico.
Centro Histórico - Coliseu
Ainda dentro do centro histórico, a região do Coliseu, na nossa opinião, não é tão interessante quanto os arredores da Piazza di Spagna e Piazza Navona, mas ainda assim é um lugar agradável e muito frequentado pelos locais.
Não chega a ser longe das demais atrações, mas você certamente precisará utilizar o transporte público ou pegar um táxi para otimizar o seu tempo durante os deslocamentos. Os preços são um pouco mais baixos do que no restante do centro histórico, e vale a pena se hospedar aqui caso você procure uma experiência um pouco menos turística, mas sem se afastar das atrações.
Estação Termini
Não é uma área bonita e nem turística. Hospedando-se aqui, você normalmente irá para outros bairros em busca daquela Roma vibrante e alegre que sempre vemos nos filmes. A vantagem deste bairro é o fácil acesso para o Aeroporto de Fiumicino e os preços mais acessíveis dos hotéis.
Não é um local perigoso, mas o grande número de pedintes exige cuidado redobrado com bolsas e carteiras. Vale a pena ficar aqui se você precisa de um acesso rápido até o aeroporto ou se encontrar um hotel que seja muito mais barato do que no centro histórico.
Trasteverre
É um bairro extremamente agradável, com inúmeros bares e restaurantes. A vida noturna é vibrante, sendo uma região muito procurada tanto por turistas como por moradores locais. A distância até o centro histórico não é grande, mas você talvez precise recorrer a um táxi para não cansar muito durante o percurso.
Vale a pena ficar por aqui principalmente se você quiser aproveitar um pouco mais das atrações noturnas ou se encontrar um hotel com preço bem mais baixo do que as demais opções do centro histórico.
Arredores do Vaticano
O Vaticano está do outro lado do Rio Tibre e é uma opção interessante para quem busca hospedagens com bom custo-benefício. A partir do Vaticano você chega de táxi às principais atrações e bairros de Roma pagando em torno de 10~12 euros. Para visitar os Museus do Vaticano ou a Piazza San Pietro, dependendo de onde seja o seu hotel, você precisará apenas de uma breve caminhada.
Além disso, o bairro em si é bonito, com alguns bons restaurantes e um bom comércio, voltadas tanto para os turistas como para os moradores locais.
Durante nossa viagem para Roma ficamos alguns dias no Hotel Michelangelo, que está a 500 metros da Pizza San Pietro, e oferece quartos modernos, um ambiente contemporâneo, por preços extremamente interessantes.
Vale a pena ficar na região do Vaticano se você quer economizar e faz questão de um hotel mais novo e moderno.
Conclusão
Acreditamos que ao escolher o local para se hospedar, é muito importante definir pela região que mais combina com você e que facilita o acesso aos locais que você queira visitar, isso faz toda a diferença em uma viagem. Para quem puder investir um pouco mais, a melhor região, na nossa experiência, é o centro histórico, próximo à Piazza di Spagna e Piazza Navona.
O centro histórico, nos arredores do Coliseu, e o Trasteverre oferecem boas opções de hospedagem, com preços um pouco mais acessíveis, sendo que a vida noturna do Trasteverre é mais animada.
Ficar perto do Vaticano é a melhor forma de conciliar uma boa acomodação com preços baixos. Mesmo considerando os gastos com transporte, um hotel similar no centro histórico seria muitas vezes mais caro.
Já o Termini é ideal para viagens econômicas, uma vez que o bairro não tem atrativos, não é bonito e exige uma certa atenção com bolsas e carteiras.
Boa viagem!
Texto e foto: Hugo Medeiros.
E você, conhece Roma? Onde se hospedou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!